Número corresponde a 95% das adolescentes da cidade
MOMBUCA – Em todo o país, acontece a campanha de lançamento da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), destinada a meninas de 11 a 13 anos, que devem receber a dose na Rede Pública de Saúde. Em Mombuca, a campanha foi para as escolas e, com autorização dos pais, foram vacinadas cerca de 80 adolescentes na faixa etária indicada.
A equipe de saúde fez a orientação dos pais sobre a importância da vacinação e explica que a campanha tem o objetivo de prevenir o HPV, um vírus transmitido sexualmente e que pode causar câncer de colo de útero, lesões no colo, verrugas genitais, câncer da vagina, entre outras doenças.
“A campanha de vacinação é uma das armas contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A vacina também é uma das ferramentas importantes de prevenção contra o câncer de colo de útero, porém, isso não quer dizer que há, através desta vacina, o incentivo à prática sexual das adolescentes, pelo contrário, nós temos o trabalho contínuo de orientação sobre o uso de preservativos, os cuidados sobre a prevenção das DST e da gravidez indesejada”, explica o coordenador de Saúde, Fred Sanchez.
Segundo ele, esta é a primeira campanha de vacina contra o HPV no país, por isso, afirma que é normal surgirem dúvidas sobre o assunto. A aplicação da vacina tem a aprovação do Ministério da Saúde e das sociedades médicas brasileiras, como a de pediatria.
As enfermeiras Eliana Silva e Tatiane Orlandim, do Serviço de Saúde de Mombuca, informam que 95% do número das adolescentes da cidade foram vacinadas. Em alguns casos, as alunas faltaram da escola no dia da vacina e em outros, não houve a autorização assinada pelos pais. As adolescentes que não foram vacinadas devem procurar a Unidade de Saúde acompanhada dos pais, até o dia 10 de abril, data limite da campanha.