Leondenis Vendramim

Saúde, o bem maior

Saúde é o bem maior que podemos ter, excetuando a vida eterna, a qual Deus promete àqueles que nele creem como Salvador e obedecerem às Suas normas, inclusive a lei da saúde.

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença” definiu a Organização Mundial da Saúde.

“É um direito de todos e um dever do Estado garantir a redução dos riscos de doenças de forma igualitária à promoção, proteção, e recuperação da saúde”. Constituição Brasileira, Art. 196.

Publicidade

A apreciação desse bem está além do ajuizamento dos jovens sadios. Como diz Magalhães Rosa: “A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”.

Há muito li, não sei se de sua autoria ou da antiga filosofia confucionista, a citação de Dalai Lama: “O homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro, depois gasta todo o dinheiro para conseguir a saúde”.

Deus criou o homem perfeito, à Sua imagem e semelhança. Deu-lhe orientações e normas para sua conservação física, mental e espiritual, deu também o livre arbítrio.

Cada indivíduo faz o que desejar com seu corpo, mas deve lembrar que a consequência é certa, correspondente e proporcional. O ser humano foi criado com a possibilidade de desenvolver todas as suas faculdades. “Quanto mais sabedoria alcança, maior será sua capacidade de conquista. Sua inteligência, conhecimento e virtude desenvolver-se-ão assim com maior força e mais simetria.” (Conselhos S. Regime Alimentar, p. 15)

O Senhor adverte: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus, que sois vós é sagrado”. (1 Cor. 3:16-17)

E depois de prevenir contra se unir à prostituição, Paulo aconselha: “Não sois de vós mesmos; fostes comprados por bom preço (o sangue de Cristo) glorificai, pois a Deus, no vosso corpo e mente, os quais pertencem a Deus. (1 Cor. 5:19-20) Portanto zelar pela saúde é lei de Deus.

É nosso dever “cooperar com Ele na restauração da saúde do corpo bem como da alma”. “A falta de cuidado pela maquinaria viva é um insulto ao Criador”. (Idem, 16) Perverter o corpo com vícios é quebra do 6º mandamento, “Não matarás”? Não usar, ou, embotar o corpo com comidas e bebidas inebriantes é roubar a Deus (8º).

Diz o médico Dr. Alair Ribeiro: “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença.”

“Se ouvires atentamente a voz do Senhor… e guardares todos os Seus estatutos (e mandamentos) nenhuma enfermidade (que veio sobre os egípcios virá sobre ti, pois Eu sou o Senhor que te sara”. (Êxo. 15:26)
A Bíblia recomenda alguns remédios:

“Muita paz têm os que amam Tua lei, para eles não há tropeço.” (Sal. 119:165) A paz e o perdoar são calmantes, estimulam os hormônios do bom humor, proporcionam alegria e melhor saúde. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.” (Prv. 17:22) Portanto, errou, pecou contra Deus, contra o cônjuge, filho ou amigo, confesse, peça perdão; se erraram contra você, “assim como o Senhor vos perdoou, perdoai vós,” (Col 3:13) sinta o bem estar que seu interior procura sem que o perceba.

A escritora norte-americana Ellen White recomendou oito remédios naturais para uma vida saudável: tomar água, boa alimentação, ar puro, exercício físico, luz solar, repouso, temperança e confiança em Deus. Água ajuda o funcionamento dos intestinos, controla a pressão, dá mais elasticidade aos músculos, acalma os nervos…

Alimentação boa e simples é essencial para a nutrição do corpo e ajuda a mente. Ar puro é vida, o oxigênio purifica o sangue, exercita os pulmões, limpa os alvéolos pulmonares, combate doenças. A luz solar proporciona vitamina D, energiza todo o ser e melhora a disposição. Exercício físico combate dores musculares, vitaliza o corpo, oxigena o corpo todo, dá vigor à mente. “A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade”, afirmou Aristóteles.

O repouso adequado refaz o organismo, torna a mente clara com otimismo e predispõe para as tarefas a seguir. Temperança é usar estes oito remédios sem exagero ou carência. Temperança e bom senso são ingredientes indispensáveis para a boa saúde e bom caráter. Confiança em Deus opõe-se à ansiedade, tranquiliza os nervos e proporciona segurança.

O Espírito Santo inspirou e João a escrever o desejo divino: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”. (3 João 2)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo