A diretoria de Saúde de Rafard está orientando a população a atualizar a caderneta de vacinação. A preocupação principal é quanto a imunização contra o Sarampo.
Tomar a vacina SCR (que previne as doenças de Sarampo, Caxumba e Rubéola), é a única maneira de combater o contágio da doença.
Segundo a diretoria de Saúde, a vacina é aplicada por meio de injeção subcutânea e não deve ser tomada por gestantes e pessoas com a imunidade reduzida ou comprometida.
“Quem teve caso diagnosticado de Sarampo, com total certeza do diagnóstico, não precisa tomar a vacina. Todo caso suspeito da doença precisa ser avaliado por um médico e notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica”, explica o setor.
Por ser uma doença infecciosa aguda e contagiosa, transmitida por meio de secreções que são expelidas ao tossir, espirrar ou até mesmo falar, o Sarampo requer muita atenção.
Os primeiros sintomas são: febre acima de 38,5 graus e manchas avermelhadas pela pele, que começam pelo rosto e atrás da orelha e, em seguida, se espalham pelo corpo.
Em média os primeiros sintomas aparecem após 10 ou 12 dias do contato com o vírus.
Quem deve tomar a vacina?
– Crianças – 1ª dose: aos 12 meses;
– 2ª dose: 15 meses;
– Até os 29 anos: duas doses
– Dos 30 aos 49 anos: dose única
Onde posso ser imunizado?
As vacinas estão sendo aplicadas na Unidade Básica de Rafard (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
Segundo a Vigilância Sanitária, até o momento, Rafard não registra casos suspeitos, tampouco confirmados de Sarampo.