Objetivo é a detecção precoce
RIO DAS PEDRAS – Em nota divulgada na terça-feira, 11, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informou que aderiu a campanha “Mulheres de Peito”, a qual começou a ser trabalhada na segunda-feira, 10, no Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho.
O objetivo do programa, segundo a secretaria, é realizar a detecção precoce e proporcionar o acesso ao tratamento de câncer de mama a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, por meio de um rastreamento organizado.
Hoje o câncer é a primeira causa de morte em mulheres no Brasil e no estado de São Paulo. A taxa bruta de mortalidade teve um aumento no estado nos últimos 10 anos. A mamografia de rastreamento (exame feito em mulheres assintomáticas com o objetivo de identificar a doença em fase muito inicial) é a forma eficaz de diagnóstico precoce, reduzindo as formas graves da doença e melhorando a sobrevida das mulheres.
Com a implantação da campanha “Mulheres de Peito”, os resultados esperados são: ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento de câncer de mama, aumento da cobertura de mamografia na faixa etária definida para rastreamento, melhora na detecção precoce do câncer de mama e redução da mortalidade por essa doença a médio e longo prazo.
As interessadas podem procurar o Centro Médico, que fica na Rua Aradesco Bianchim, 89, no bairro São Cristóvão I. Para mais informações, o telefone é 3493-6447.