Saque do FGTS por Calamidade Pública já está disponível no aplicativo; Prazo é até o dia 11 de abril
A Defesa Civil de Capivari informa que a partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, pessoas que foram atingidas pelas enchentes, podem solicitar a retirada do Fundo de Garantia (FGTS) pelo motivo de Calamidade Pública. O saque pode ser feito até o dia 11 de abril.
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador pode sacar o saldo da conta por necessidade pessoal, urgente e grave, devido a desastres naturais que tenham atingidos a sua área de residência.
O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data de solicitação, limitado à quantia correspondente a R$6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses. O valor é estipulado pela Caixa Econômica Federal.
Para solicitar o saque do FGTS Calamidade, a pessoa deverá fazer a solicitação pelo aplicativo APP FGTS ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, em caso de necessidade.
Confira o passo a passo:
1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
4. Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
• Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
• Sacar presencialmente.
6. Faça Upload dos documentos requeridos;
7. Confira os documentos anexados e confirme;
8. A CAIXA analisará sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.
IMPORTANTE: o comprovante de endereço a ser anexado pelo interessado, deve ser com 120 dias antes do desastre (outubro, novembro ou dezembro).
Pessoas que não tiverem o comprovante de endereço em seu nome, devem procurar a Defesa Civil para fazer um comprovante.
A Defesa Civil de Capivari reforça que todas as regras, valores e qualquer outra situação referente ao saque Calamidade Pública, são regras da Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Capivari e a Defesa Civil são apenas uma ponte para que as pessoas afetadas pelas enchentes possam sacar o valor.