Artigo | Por Padre Antônio Carlos D’Elboux
Na última quinta-feira, dia 03 de abril, o Santo Padre o Papa Francisco inscreveu no catálogo dos Santos e estendeu seu culto litúrgico para toda a Igreja Católica o Bem-aventurado Padre José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil. É motivo de alegria para todos nós católicos brasileiros ver que a santidade do jesuíta Padre Anchieta é exemplo para o mundo. O Papa dispensou o milagre necessário para que o Pe. Anchieta fosse declarado santo. A pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os sinos das igrejas católicas dobraram como gratidão a Deus pelo novo santo que viveu muitos anos no Brasil.
Padre Anchieta nasceu em São Cristóvão da Laguna, na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, Espanha, no dia 19 de março de 1534. Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado, com 19 anos, para o Brasil, em 1553, como missionário. Em janeiro de 1554 veio à capitania de São Vicente, onde, junto com o Pe. Manoel da Nóbrega, fundou a cidade de São Paulo. Ele percorreu o litoral brasileiro evangelizando os índios e também os portugueses.
Com a morte do padre Manoel da Nóbrega em 1567, o cargo de provincial dos Jesuítas no Brasil passou a ser ocupado pelo Pe. José de Anchieta. Foi o autor da primeira gramática tupi-guarani. José de Anchieta morreu com 63 anos de idade, no dia 9 de junho de 1597, na pequena vila de Reritiba, no Espírito Santo, a quem foi dado o nome Anchieta. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1980 e sua festa litúrgica é celebrada no dia 09 de junho, data de sua morte.
No dia 03 de abril, na Capela N. Sra. Aparecida, rezamos em ação de graças ao nosso Deus pelo novo Santo José de Anchieta. Que ele nos ajude na evangelização. Precisamos anunciar e testemunhar o Evangelho com ardor missionário, como teve o novo santo. Ele era homem de oração e de ação. Deixou inúmeras obras em muitas cidades brasileiras, mas é claro que as principais ações de Anchieta no Brasil foram a fundação da cidade de São Paulo e o Colégio ao redor do qual a capital do nosso estado se desenvolveu.