ArtigosRubinho de Souza

Santos Dumont: pai da aviação

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Palmira, cidade que em sua homenagem, passou a ser denominada Santos Dumont, no estado de Minas Gerais. Foi o sexto filho de Henrique Dumont, engenheiro formado pela Escola Central de Artes e Manufaturas de Paris, e Francisca de Paula Santos.

Seu pai, o engenheiro Henrique Dumont, participou da construção da Estrada de ferro D. Pedro II, e, quando a obra terminou, Alberto tinha 6 anos e sua família passou a residir em São Paulo. Foi nessa época, que Santos Dumont começou a dar sinais de sua genialidade, de tal modo que construía seus próprios brinquedos e fazia alguns consertos.

Em São Paulo, estudou em vários colégios, depois seguiu para o Rio de Janeiro e posteriormente voltou na Escola de Engenharia de Minas. Porém, não era considerado um aluno notável, tendo estudado somente o que tinha interesse e estendendo seus estudos de forma autodidata na biblioteca de seu pai.

Publicidade

Nessa época, Alberto já apresentava modos refinados que viriam no futuro, a fazer parte da sua imagem na França, além de apresentar uma personalidade introvertida e marcante.

Santos Dumont: pai da aviação
Santos Dumont: pai da aviação

Aos 15 anos, em 1888, vê seu primeiro voo tripulado em São Paulo, quando o aeronauta Stanley Spencer subiu num balão esférico e desceu de paraquedas.

Aconselhado por seu pai, que percebeu suas habilidades na área da mecânica, seguiu, a partir de 1891 para aprofundar seus estudos em Paris, nas áreas de ciências, engenharia, física, química, mecânica, eletricidade e aeronáutica.

Foi na capital francesa que realizou diversos experimentos onde alguns resultaram em acidentes. De qualquer forma, Dumont se transformou num dos homens mais influentes de Paris, ao lado de outros cientistas.

De volta ao Brasil, Alberto Santos Dumont, passa a viver em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde acometido pela esclerose múltipla, e deprimido, morre desolado pelo fato de uma de suas invenções, o avião, ser utilizado como arma de guerra, ao cometer suicídio por enforcamento no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade litorânea paulista do Guarujá, dia 23 de julho de 1932, com 59 anos de idade.

No Dia 23 de outubro, comemora-se o Dia da Aviação e Alberto Santos Dumont que além de um grande inventor brasileiro, foi um dos precursores do avião – uma das maiores, senão a maior invenção do século XX, é considerado o “Pai da Aviação”.logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo