Na manhã desta segunda-feira, dia 15, a administração da Santa Casa de Misericórdia de Capivari divulgou dados sobre os atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital no ano de 2022, até o mês de julho.
De acordo com os dados obtidos, a unidade vem alcançando resultados satisfatórios no atendimento durante este período, no atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A UTI teve um total de 166 internações durante os sete primeiros meses do ano, sendo 83 pessoas do sexo masculino e 83 do feminino, com 74% desse público residindo na cidade de Capivari, 12% Elias Fausto, 12% Rafard e 2% Mombuca.
Além disso, os dados ainda apontam a origem das internações na UTI, sendo 74% vindos do Pronto-socorro, 17% da enfermaria, 8% provenientes do Centro Cirúrgico e 1% de outras naturezas.
Outra estatística divulgada pela Santa Casa foi a faixa etária do público que usou os serviços da UTI.
Cerca de 65% das pessoas que usaram os serviços da unidade tinham 61 anos ou mais; pessoas entre 51 e 60 anos de idade correspondem a aproximadamente 17% das internações no período, enquanto 18% é referente ao público de 11 a 50 anos de idade.
Quanto ao tempo de internação, os dados fornecidos apontam que aproximadamente 61% dos pacientes que ficaram na UTI em 2022, usaram os serviços da unidade por cinco dias ou menos, enquanto 19% permaneceram lá por um período de seis a dez dias, enquanto cerca de 20% dos pacientes ficaram internados por 11 dias ou mais.
Cada paciente que é transferido para a UTI tem o índice “Apache II” determinado. Essa informação é fundamental para estabelecer a gravidade do quadro clínico que o paciente está, sendo calculado através da aferição de diversos sinais vitais, como por exemplo, frequência cardíaca, pressão arterial, frequência respiratória, entre outros.
Quando esse índice ultrapassa a marca de 21 pontos, significa gravidade mais alta no estado de saúde do paciente.
Para mais informações sobre a Santa Casa, o hospital atende através do telefone 3491-9191 e é situado na Praça Dr. Mário Dias de Aguiar na Vila do Carmo, com atendimento, 24 horas por dia, sete dias por semana.