CapivariNotícias

Santa Casa ‘veste’ azul contra o diabetes

A Santa Casa de Piracicaba participará ativamente das atividades de alerta e combate ao Diabetes Mellitus, doença que tem se alastrado em todo o mundo a ponto de levar as Nações Unidas a instituir oficialmente o Dia Mundial do Diabetes em 14 de novembro.

A mobilização ocorrerá no período de 12 a 14 de novembro, quando a Santa Casa será iluminada de azul no período das 18 às 24 horas, reforçando o movimento mundial organizado pela Federação Internacional de Diabetes, com o apoio da Organização Mundial de Saúde.

A programação é destinada ao público em geral e contará no primeiro dia com uma Campanha para identificar pessoas com risco de desenvolvimento do Diabetes tipo 2 nos próximos dez anos. Além disso, os interessados poderão fazer teste de glicemia, aferição da pressão. Haverá distribuição de folhetos informativos e orientações da equipe multiprofissional do Saúde Inteligente. Massagem relaxante e reflexologia podal (massagem nos pés) serão oferecidas no segundo dia da Campanha.

O Simpósio sobre “Educação em Diabetes e a Equipe Multiprofissional” marcado para o dia 14, das 14h às 16h, no Salão de Convenções da Irmandade, encerra a programação da Campanha 2012. Na ocasião, profissionais do Centro de Prevenção e Promoção da Saúde – Saúde Inteligente – explanarão temas como: “Diabetes e suas conseqüências”, “A incorporação da atividade física no estilo de vida” e “Alimentação saudável para a prevenção e controle do DM”. Ao final, todos participarão da oficina para a prevenção do pé diabético. As atividades que integram a programação são gratuitas e abertas à população.

“É importante lembrar que a campanha na Santa Casa é permanente, já que atuamos o ano todo com os diabéticos, por meio do GADH – Grupo de Apoio aos Diabéticos e/ou hipertensos. Onde são desenvolvidas atividades educativas, controle e acompanhamento multiprofissional dos clientes portadores de diabetes”, explica a enfermeira Terezinha Queiroz de Carvalho, do Saúde Inteligente.

Realidade- Segundo Terezinha, a iniciativa faz sentido, afinal, pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem com o diabetes em todo o mundo; 10 milhões só no Brasil. Ela lembra que o diabetes é a maior causa de amputações não-traumáticas de membros inferiores, a segunda causa de cegueira e a primeira de diálise renal.

Ela acrescenta que o propósito da campanha é de destacar a importância da educação para prevenção e controle do diabetes e suas complicações; aumentar a conscientização dos profissionais quanto aos sinais de alerta do diabetes e promover ações para diagnostico precoce; promover ações para diminuir os fatores de risco do diabetes tipo 2 e promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?