CapivariNotícias

SAAE investe R$ 300 mil em abastecimento de água

Sistemas Castelani, Jardim do Bosque, Porto Alegre e Bosque dos Pinheiros sofrem modificações

Em função da prolongada estiagem vivida no início deste ano e visando manter adequado fornecimento de água à população, o prefeito de Capivari Rodrigo Abdala Proença (PPS) e o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José Luiz Cabral, elencaram quatro ações conjugadas para melhorar o sistema de abastecimento.

Para o sistema Castelani, houve o aprofundamento de um dos sete poços que o abastece. Com isso, ele está totalmente estabelecido e produzindo aproximadamente 300 mil litros de água a mais. Já no sistema do Jardim do Bosque foi aplicada uma tecnologia que permite que a mesma bomba instalada passasse a produzir mais 100 mil litros de água por dia. De acordo com o SAAE, o resultado foi positivo e pôde ser conferido logo no outro dia.

Publicidade

No Bairro Porto Alegre, o sistema receberá nova tecnologia, com a instalação de uma nova bomba – a maior da região – o que aumentará a produção em 300 mil litros por dia, além de um geofonamento para identificar vazamentos invisíveis. Logo, todo o remanescente de equipamentos, tubulação, fiação elétrica, transformadores e bombas submersas, proporcionarão a perfuração de um novo poço artesiano para abastecer o reservatório do Bairro Bosque dos Pinheiros, produzindo 600 mil litros, suficiente para abastecer 2.500 pessoas.

 

Saneamento básico

Na manhã de quarta-feira, 12, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Capivari protocolou na Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos parte do projeto básico de engenharia para a implantação da rede coletora de esgoto do Bairro Jardim Santa Rita de Cássia (próximo a Elias Fausto).

O projeto apresentado, no valor de R$ 4 milhões, permite a instalação de 15.100 metros de rede coletora de esgoto, duas estações elevatórias, 648 metros de linha de recalque, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de ligações domiciliares.

Segundo o superintendente José Luiz Cabral, a administração municipal está empenhada em alcançar os 100% de esgoto coletado e tratado. “Estamos todos juntos na busca por uma melhor qualidade de vida aos capivarianos.”

 

Programa estadual

Desde 1983, a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, por meio do Programa Saneamento e Construções (Sanebase), visa à execução de obras de saneamento básico, como sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário.
Para o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, que destacou seu apoio à Capivari, “é muito importante a busca por recursos para aperfeiçoar o saneamento básico de cada município”.

O deputado estadual Roberto Morais (PPS) também acompanhou a entrega da documentação prévia na secretaria. “Todo nosso apoio político será ofertado a este significativo projeto. Me empenharei pessoalmente para colaborar com mais uma importante obra pública”, comenta.

O prefeito Rodrigo Abdala Poença (PPS) lembra que “esta obra, associada com a conquista recente para o Bairro Bosque dos Pinheiros, deixará Capivari muito próximo dos 100% de esgoto coletado, afastado e tratado”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo