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Rodovias do Tietê conclui obras e libera ponte da SP 101, em Capivari

23/10/2015

Rodovias do Tietê conclui obras e libera ponte da SP 101, em Capivari

Ponte sobre o Rio Capivari estava interditada desde abril por problemas estruturais; veículos eram desviados por dentro das cidades
Ponte foi liberada após mais de seis meses em manutenção (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Ponte foi liberada após mais de seis meses em manutenção (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

CAPIVARI – A ponte sobre o Rio Capivari, localizada no km 44 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), foi totalmente liberada para a passagem de carros e caminhões de até 46 toneladas na última terça-feira, 20. O trecho estava interditado desde o dia 17 de abril por problemas estruturais identificados pela Rodovias do Tietê durante uma vistoria, com aberturas em datas pontuais para veículos leves.

Durante esse período, a concessionária informou que executou obras para que a liberação total do trânsito ocorresse antes da data prevista (22 de outubro), no intuito de facilitar o trajeto de motoristas que utilizam o trecho. Enquanto isso, “a Rodovias do Tietê disponibilizou equipes de operações e viaturas de resgate para chamar a atenção do usuário na travessia e utilização de desvios de forma segura”, afirma.

“Mensagens em painéis eletrônicos também foram utilizados 24 horas por dia com sugestões de desvios para que principalmente caminhões pudessem trafegar de forma segura.” Alguns desses desvios passavam por Capivari e Rafard. E, apesar de a Rodovias do Tietê ter garantido que apenas caminhões de entrega tinham permissão para entrar, o tráfego de veículos pesados aumentou muito nos últimos meses nas duas cidades.

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Calçadas quebradas, malha asfáltica danificada, queda de fios de telefone e internet, tremores nas casas, acidentes, caminhões quebrados e interditando as ruas. Esses foram alguns dos problemas causados pelo fechamento da ponte nos dois municípios. Mas, segundo a concessionária, a fiscalização dos veículos de carga que trafegavam irregularmente em ruas urbanas era responsabilidade das prefeituras.

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as Prefeituras de Capivari e Rafard não apresentaram nenhum pleito junto à Artesp com solicitação de reparo de danos nas vias municipais. A instituição informou ainda que, “por regra, se ficar comprovado que houve dano ao viário municipal, a concessionária tem obrigação de reparar”.

Questionada, a Prefeitura de Capivari afirmou que a Rodovias do Tietê doou cerca de cinco mil toneladas de cascalho e material fresado que foi aproveitado na manutenção e recuperação de estradas não pavimentadas. O poder público informou ainda que está negociando a possibilidade de a empresa custear uma operação tapa-buracos nas ruas e avenidas que foram utilizadas para desvio.

“A empresa também fez a sinalização de solo na Avenida Frederico Ozanan e doou três defensers de concreto, que foram colocados no entroncamento das ruas Saldanha Marinho e Sete de Setembro.” Em relação à fiscalização dos veículos pesados, o jornal O Semanário perguntou à Secretaria de Mobilidade Urbana quantos caminhões foram multados entre os dias 17 de abril e 20 de outubro.

No entanto, a pasta informou que “a apuração não é feita de forma separada, e que não tem como saber quantos caminhões foram multados exclusivamente por causa da interdição da ponte”. “A Secretaria fez a fiscalização de acordo com o Código Nacional de Trânsito, autuou os veículos infratores e fez a orientação do trânsito, respeitando o direito individual de ir e vir em segurança de todas as pessoas”, garante.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

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