NotíciasRegião

Rio Piracicaba está 65 cm abaixo da média anual, mas acima para período

Medição do Daee mostra rio 65 cm abaixo da altura média anual registrada.
Vazão em agosto está dentro do nível esperado para o período de estiagem.

Do G1 Piracicaba e Região

O Rio Piracicaba, que abastece alguns municípios da Região Metropolitana de Campinas e parte da Grande São Paulo, está cerca de 65 centímetros abaixo da média registrada anualmente na altura de Piracicaba (SP), que é de 2,10 metros. Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee), o rio atingiu nesta terça-feira (28) 1,45 metro de altura.
Apesar de o rio estar baixo, essa não é a pior estiagem dos últimos anos. A situação mais crítica em 11 anos foi em outubro de 2002, quando a altura do rio chegou a apenas 91 centímetros. “Essa medição ocorre na régua instalada em Piracicaba, nas proximidades da Rua do Porto”, disse Luiz Roberto Moretti, diretor do Daee e secretário-executivo dos Comitês das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Sem chuva há dias

Publicidade
Nível do rio Piracicaba é mais baixo, porém considerado normal para a época (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

Não chove na cidade há 38 dias, o que contribui para a diminuição da vazão do rio. A quantidade de volume de água nesta terça está em 53 metros cúbicos por segundo, o que, segundo Moretti, é considerado baixo, mas normal para esta época do ano.
Quem passa pela Rua do Porto pode observar a pouca água e as pedras à mostra no rio. Mesmo assim, em todo o mês de agosto deste ano, segundo o Daee, a altura do rio está até acima do esperado para a época de estiagem, ou seja, 17 centímetros além do previsto.
As cidades da região abastecidas pelo Rio Piracicaba não apresentam problemas de falta de água apesar da seca. “Já é uma condição esperada para a época do ano. O serviço de água das cidades já deveria estar preparado”, afirmou o secretário-executivo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo