Capivari

Resíduos Sólidos: Vereador Vinícius Scarso participa de reunião com representante do Ministério das Minas e Energia

O vereador Vinícius Scarso (MDB) esteve em Brasília recentemente e, junto com o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejos e Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, e outras autoridades, participou de reunião com o coordenador de projetos do Ministério das Minas e Energia, Raphael Santos.

O objetivo do encontro foi o de defender a realização de leilões de energia com demanda suficiente para incluir a venda da energia do Consimares.

Vereador Vinícius Scarso e demais participantes da reunião no Ministério. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

“O consórcio discute, desde 2021, a implantação de uma Central Regional de Tratamento de Resíduos, com tecnologia capaz de produzir energia a partir do lixo.

Publicidade

E, nessa reunião, essa proposta foi apresentada”, explica Scarso.

A área de abrangência do Consimares (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré) tem população estimada em 1 milhão de habitantes e produz cerca de 650 toneladas/dia de lixo.

“Tanto o Mimo [Valdemir] quanto o Yuri Schimidt, que é presidente da ABREN [Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos], explicaram ao representante do Ministério a importância do aprimoramento da legislação brasileira para resolver o problema da destinação final dos resíduos sólidos”, conta o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, Raphael Santos, que representou o ministro Alexandre Silveira na reunião, comprometeu-se a estudar estratégias para estender as demandas apresentadas pelo Consimares para além do Ministério das Minas e Energia, englobando outros ministérios ligados ao tema, e demonstrou sensibilidade com a questão da substituição da atual matriz energética por uma matriz de fontes renováveis.

Outro assunto debatido foi a ampliação da coleta seletiva e o reaproveitamento de resíduos.

“Parabenizo o Consimares pela iniciativa e espero que realmente o Governo Federal dê andamento às questões apresentadas, para que a nossa região e o país possam dar um passo à frente em relação a esse assunto”, declara Scarso.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo