NotíciasRafard

Reservistas recordam última turma convocada para servir o Exército em Itu

26/08/2016

Reservistas recordam última turma convocada para servir o Exército em Itu

Evento também comemorou o Dia do Soldado
Encontro reuniu reservistas, familiares e visitantes, em Itu (Foto: Sandro Morete/Arquivo pessoal)
Encontro reuniu reservistas, familiares e visitantes, em Itu (Foto: Sandro Morete/Arquivo pessoal)

RAFARD | Ex-militares e ex-recrutas se reuniram no último domingo, 21, para a 5º Volta a Caserna, um encontro de confraternização para relembrar os tempos em que serviram o Exército Brasileiro. O evento também comemorou o Dia do Soldado – 25 de agosto.
Mais de 600 pessoas, entre visitantes, familiares e ex-combatentes, participaram do encontro, realizado no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), Regimento Deodoro, em Itu.
Reservistas de Rafard e Capivari também marcaram presença. No 5º Volta a Caserna, estiveram reunidos ex-recrutas da turma de 1991, último ano em que jovens de Rafard foram convocados para servir o Exército. O termo Volta a Caserna vem do francês “caseme”, que significa alojamento de soldados no quartel.
“Foi um encontro de muita emoção. É muito bom rever os amigos, marchar no pátio e rever as instalações que foi o nosso lar em 91. O Exército nos ensina muito e tem a capacidade de moldar o caráter de uma pessoa”, conta emocionado o rafardense Sandro Morete, que retornou ao quartel após 25 anos.
No Brasil, a comemoração ao Dia do Soldado acontece todo dia 25 de agosto, data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (1803). Duque de Caxias foi um renomado oficial considerado o patrono do Exército Brasileiro.
Em 1841, Caxias recebeu seu primeiro título como Barão de Caxias, uma referência à cidade maranhense de Caxias, onde o exército imperial conseguiu uma de suas mais célebres vitórias. Ao longo do Segundo Reinado, Caxias teve a sua posição de nobre elevada para conde, marquês e, por fim, duque. Hoje então conhecido como Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo