Geral

Religião – Produção de mensagens

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Se você procurar no dicionário o significado da palavra mensagem, você encontrará várias definições, entre elas que mensagem é uma comunicação escrita, falada ou por sinais. A palavra mensagem, porém, é muito mais do que o dicionário mostra, porque cada pessoa produz mensagens dentro de seu espaço, agregando coisas e pessoas que estão a sua volta, além das reações coletadas pelo próprio cérebro. É a pessoa quem produz as mensagens e ela é fruto do seu próprio ambiente. No dia a dia, preocupamo-nos mais em responder apropriadamente perguntas ou em elaborar conteúdos do que em analisar processos ou estruturas de nossas conversas.
Na produção de mensagens temos metas, planos, percepção, situação, obstáculos e barreiras e usamos todos ou ao menos um dos cinco sentidos, principalmente a fala, quando se trata de comunicação verbal, sendo que ela também pode ser afetada pelo tom da voz. Há muitos tipos de comunicação não verbal, como gestos, expressões faciais, olhares e a escrita, que é a mais comum dela. A maneira de olhar pode transmitir alegria ou tristeza, amor ou ódio, concordância ou discordância. A mensagem é expressiva, quando exprimimos pensamentos, sentimentos e credos. Convencional se quem fala e quem escuta observam determinadas regras. Retórica se baseada na negociação e na criação a fim de persuadir o ouvinte.
As pessoas variam na produção de mensagens quando as mesmas são para si próprias, para amigos ou para estranhos. No geral, as pessoas são mais educadas com estranhos do que com íntimos, pois para estes não precisam se preocupar em apresentar uma boa imagem. Nas mensagens demonstramos nossas metas e podemos ainda apresentar os planos para consegui-las. As metas podem ser deixadas de lado, modificadas ou trocadas por outras. Diante dos obstáculos, produzimos mensagens mais elaboradas, procurando apresentar detalhes. Mas a maioria das mensagens não são elaboradas ou sofisticadas, porque poucas pessoas tem consciência da importância das mensagens, que não são entendidas ou são interpretadas erroneamente pelos outros.
Se as pessoas conhecessem mais as etapas de uma produção de mensagem, a comunicação seria melhor, porque refletindo sobre cada palavra, cada gesto, a comunicação seria mais sofisticada, no sentido de mais refletida. É claro também que todos precisamos de momentos para comunicar nossos sentimentos de forma espontânea e informal. O conteúdo da comunicação é mais importante que a maneira de apresentá-la, mas quando as pessoas conseguem as duas coisas: ter conteúdo e expressá-lo bem, está fadada ao sucesso. Uma boa mensagem pode modificar decisões, colaborando para a promoção da paz e da justiça entre as pessoas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo