Opinião

Religião e saúde 2

06/06/2014

Religião e saúde 2

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Leondenis Vendramim

A escritora Ellen G White, escreveu em 1885: “Os remédios de Deus são os simples agentes da natureza, que não sobrecarregarão nem enfraquecerão o organismo…” Cita-os: ar puro, água, luz solar, higiene pessoal e da morada, regime alimentar adequado, pureza de vida, exercício, temperança, repouso e firme confiança em Deus. Mesmo escritos no século 19, são comentários e orientações consentâneas com a medicina moderna porque ela se baseia na Bíblia. Vale à pena ler seus livros “A Ciência do Bom Viver”, “Conselhos Sobre o Regime Alimentar” e outros. No último artigo vimos que nosso Deus tem real interesse em nosso bem-estar físico, mental, espiritual provendo esses remédios pela natureza. Continuemos escrevendo sobre eles.

4- Antes de criar o homem, Deus providenciou água pura em abundância. No Éden havia os 4 rios límpidos e o rio da Vida (Gn 1:10-14; Ap 22:1). O Senhor também proveu um sistema de purificação constante da água (evaporação, condensação e precipitação – chuva), como a irrigação da vegetação e dessedentação dos animais. A água é tão benéfica ao ser humano, que Deus a compara com Sua graciosa misericórdia para nos salvar, Jesus a Água da Vida (João 4; Ap 22:17).

Publicidade

Na saúde e na doença, a água pura é uma das mais excelentes bênçãos do céu. Seu uso devido promove a saúde. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo e a resistir às enfermidades. Dizem os cientistas que nosso corpo é formado por 60 a 75% de água, nosso cérebro, pasmem, é 85% água, até os rígidos ossos têm 13% de água. Somos “hidrantropos” (homens de água). Nós suamos, cuspimos, urinamos, e expelimos água constantemente. Precisamos repô-la sempre. É o ciclo que purifica e renova as células, mantém as juntas e medulas adequadas ao uso, proporciona bom humor e saúde em geral. Células, tecidos e órgãos precisam de água para funcionar. Ela regula a temperatura do corpo, leva os nutrientes e o oxigênio para as células, remove os dejetos, evita a constipação, umedece os tecidos, protege as articulações dos choques, mantém o sangue fluindo, produz a elasticidade dos órgãos e de todo o corpo. Não se pode viver sem água. Precisamos beber mais água do que a sede requer (6 a 8 copos diários). Quando sentimos sede, é sinal de desidratação, por isso devemos beber mesmo sem sede. Urina amarelada é sinal de falta de água. Sucos de frutas e de vegetais ajudam a hidratar, contrastando, bebidas alcoólicas e cafeinadas desidratam; refrigerantes não substituem a água, pelo contrário, precisará beber mais água para expelir os açúcares e elementos químicos nocivos à saúde, que essas bebidas artificiais contêm. É bom frisar, que ingerir água durante ou logo após as refeições, retarda a digestão, causa fermentação, empobrece e sobrecarrega o sangue com toxinas maléficas à saúde.

O tratamento hidroterápico é desconhecido e às vezes temido, contudo, é muito eficiente no combate à muitas moléstias. O banho morno é calmante e combate a insônia. O banho frio é estimulante, auxilia a circulação do sangue, produz bem estar, tonifica as células e os tecidos, proporciona melhor aparência e saúde. O uso inteligente e cuidadoso, de toalhas úmidas quentes e frias traz alívio a várias enfermidades. O banho em sauna seguida de banho gelado cura certos distúrbios respiratórios, elimina toxinas. Deve-se usar muita precaução em caso de má circulação, diabetes, enfermidades neurológicas. “Os tratamentos hidroterápicos não são apreciados como deveriam ser, e aplicá-los bem requer trabalho que muitos não estão dispostos a realizar. Mas ninguém deveria sentir desculpado de ignorância ou indiferença neste assunto. Há muitas maneiras de aplicar a água para aliviar o sofrimento e combater a doença. Todos devem se tornar entendidos no seu emprego, nos simples tratamentos domésticos. As mães especialmente devem saber tratar de sua família, tanto na saúde como na enfermidade”. Ellen G. White. Ciência do Bom Viver, p 237. Há muitos livros especializados e úteis em Hidroterapia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo