Artigo | Por Leondenis Vendramim
Este é um tema de magna importância, é a ciência das ciências, a filosofia da vida e causa do sucesso profissional e da felicidade em sua plenitude. É importante que comecemos por definir esses termos.
Religião vem da palavra latina religo – relegis – relegere que significa religar, recolher novamente… Religião é um sistema de origem divina, pelo qual o ser pecador e separado do Criador, é ligado novamente a Deus. Esse sistema só existe para orientar ao religioso como se comportar.
Ética vem da palavra grega etos, que é, a priori, comportamento, conduta. Atualmente designa uma ciência que estuda o comportamento moral, as atitudes humanas boas ou más, é também o conjunto de normas da moral.
Ética, como a religião tem a ver mais com a prática, do que com as regras “Obedecer é melhor do que sacrificar” 1 As 15:22. As leis e normas existem para guiar o humano quanto ao bem, no que é bom, saudável… A religião, como a Ética só pode existir para o homem e racional. Os seres irracionais (animais e dementes) não podem entrar nesta gama, pois não têm capacidade para tanto, e não podem ser julgados pios ou ímpios, morais ou imorais. São irreligiosas ou apateístas quanto ao primeiro termo e amorais quanto ao segundo. Não se pode confundir com aqueles que não creem em Deus (ateus) e com os contrários à moral (imorais). Ambas têm a ver com relacionamentos sociais e com o desenvolvimento pessoal: físico, mental, espiritual, cultural, social, psíquico… Ambas, Religião e Ética, como todas as ciências, provêm de Deus. Ele é o Criador de tudo, inclusive das ciências (Cl 1:16-17; Pv 2:6-7). Religião e Ética possuem regras, normas, leis que são princípios imutáveis, valem igualmente em todos os países do Mundo, e leis e normas que variam conforme os costumes de cada região e conforme o tempo. Há nações nas quais é legal o homem usar saias, noutros, pagar o sogro pela noiva e no caso de separação buscar o dote de volta. S. Paulo, no ano 57, na Igreja de Corinto (Grécia), proibia a mulher de falar em público e de pregar na igreja (1 Co 14:33-35), devido ao costume local; já em Cesaréia, em Israel ele permitia (Atos 21:8-9).
Religião e Ética são também muito distintas. Religião é um relacionamento pessoal com Deus do qual depende seu relacionamento com todos os outros seres e com o meio ambiente. Aqui se insere o respeito ao Criador e Mantenedor do Universo e obediência às Suas leis. Ética são leis e normas que regem o comportamento moral do ser humano, suas atitudes para com ele mesmo, com as demais pessoas e com o meio ambiente. A religião desenvolve mais o amor a Deus e ao próximo, objetivando o sucesso do plano de Deus. Ética desenvolve mais as habilidades do indivíduo para alcançar o seu sucesso empresarial ou social. Outra diferença é que o transgressor das leis divinas pode ser condenado por ele próprio, pela sociedade e pelo Legislador. O transgressor das leis éticas receberá sanções da sociedade (família, clube, empresa).
A verdadeira religião é mais abrangente e inclui as normas da ética. O verdadeiro religioso, embora ainda imperfeito, procura ser o melhor na família, o melhor aluno, o mais dedicado profissional, esmera-se para ser amoroso, bondoso, fiel, alegre, benigno, ter domínio próprio, perdoador, ser saudável, ter mansidão no trato com outrem, ser ético, ser exemplo para os demais, um líder para o bem.
As empresas procuram homens desse quilate para serem executivos e funcionários. É o tipo de pessoa que a família e a sociedade buscam um cristão escorreito e de caráter não dúbio. Vai se candidatar? Acrescente isto, à sua vida, no currículo, ao caráter e será aprovado pela sociedade e por Deus.