A divisão de Meio Ambiente de Rafard está implantando as primeiras ações do Projeto Recicla Rafard, uma parceria da Prefeitura com a Associação de Catadores de Lixo Reciclável e Eletrodomésticos de Tietê.
Segundo Guilherme Campos Pagotto, novo chefe da divisão de Meio Ambiente de Rafard, além da reciclagem, o objetivo do projeto e a conscientização. “Queremos aumentar em 15% a coleta seletiva de Rafard até 2020”, espera.
Pagotto explica que postos de coleta serão instalados nas escolas da rede municipal estadual de ensino, também na antiga Estação Sorocabana, onde funciona o CRER, e em outros pontos da cidade. “O material educativo será divulgado de casa em casa para orientar os moradores sobre como e porque participar da coleta seletiva”, afirma.
Como funciona
Os moradores interessados em reciclar seus materiais podem se cadastrar pessoalmente na divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, ou pelo telefone 3496-7520, também pelo e-mail [email protected].
As residências cadastradas receberão sacos verdes ou amarelos do Projeto Recicla Rafard. Nestes sacos podem ser colocados todos os materiais recicláveis como: papel, plástico, alumínio, latas, entre outros. Equipamentos eletrônicos, como televisores, microondas etc, também serão recolhidos pela associação.
A coleta dos materiais vai ser feita no endereço do morador cadastrado ou ele próprio pode levar os sacos de reciclagem nos pontos de coleta. A retirada dos materiais também será de responsabilidade da associação, sem custos para a Prefeitura, que deverá apenas acompanhar o trabalho.
Segundo a divisão de Meio Ambiente, o cadastramento deve começar nas próximas semanas. Os materiais para os pontos de coleta e os sacos coloridos já estão sendo adquiridos. Os critérios e prazos da retirada dos materiais serão definidos entre o governo municipal e a associação, que nas próximas semanas deverão assinar o termo de parceria.