O Censo 2022 do IBGE começou no dia 1º de agosto, mas está avançando com algumas dificuldades em Rafard. Os recenseadores dizem que falta conscientização sobre a importância do trabalho.
Não encontrar moradores em casa tem sido de longe o menor dos problemas, relatam os recenseadores.
“Muitos moradores estão se recusando a responder ou atender a gente por medo”, relata a Agente Censitária Municipal, Luana Cristina Beatriz Oliveira.
Os recenseadores usam dois questionários: o básico, com 26 perguntas, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado deve ser respondido por cerca de 11% dos domicílios e tem duração de 16 minutos.
Este levantamento realiza uma coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Dessa maneira, fica mais fácil implementar políticas públicas.
Em Rafard, 5 agentes estão trabalhando nas ruas em qualquer um dos três períodos – manhã, tarde ou noite. Giovana Stefanny e Miryam Cristina Camargo atuam no Centro da cidade. Já o recenseador Ricardo Tonin, atua com a captação de informações no bairro da Bomba. As residências do bairro Popular, Jardim Ana, São Carlos, Lurdes Abel e São Francisco estão sendo visitadas pelas recenseadoras Alessandra Ugolino e Jéssica Pavan Cerezer.
“Recenseadores do IBGE vão estar utilizando esse boné, também o colete e vai ter um crachá com a identificação com a matrícula, o nome do servidor, também a documentação. E tudo isso para poder passar segurança para o morador. Ele também vai estar utilizando máscara durante as coletas de abordagem. E também vai estar disponível no site respondendo.ibge.gov.br a matrícula e o nome do recenseador para quem quiser pesquisar”, explica Luana.
Os trabalhos do Censo, que começaram no dia 1 de agosto, vão até 31 de outubro. Em dezembro já devem ser divulgadas as primeiras informações que vão nos ajudar a conhecer melhor nosso país.
A Prefeitura de Rafard reforça a importância do levantamento, pois através dele é possível elaborar políticas públicas com mais precisão.
Para evitar cair em golpes, o morador pode consultar a identidade do recenseador gratuitamente através do telefone 0800 721 8181. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.
Importância do Censo
Através do Censo são obtidas informações importantes sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população, educação, saúde, qualidade de vida, renda, conhecimento da população por sexo, idade e leva em consideração a taxa de fecundidade, natalidade e mortalidade.
A população pode optar pelo preenchimento remoto quando o recenseador vai à casa do morador e, por algum motivo, não é possível receber o recenseador de campo. Neste caso, é possível fazer o preenchimento pela internet.