Entre os dias 27 e 29 de agosto, o Rancho Capivari participou da 21ª Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia, em Minas Gerais. O evento foi realizado no Parque de Exposição Camaru.
Dois animais representaram o Rancho Capivari na competição – o cavalo Mambo da Enseada e a égua Jasmim Marjoi. Eles foram apresentados na pista pelo treinador e sócio do rancho, Luís Fernando Pereira, mais conhecido como Nando.
O cavalo Mambo da Enseada, aquisição mais recente do Rancho Capivari, conquistou o prêmio de Reservado Campeão de Marcha na categoria cavalo marcha picada. Ele repetiu o feito na categoria morfologia, onde são avaliadas as características físicas dos animais. Neste quesito, um dos objetivos é identificar os equinos que melhor expressam o potencial da raça.
Mambo ainda garantiu o título de Reservado Grande Campeão da Raça, ou seja, foi escolhido o segundo melhor animal entre todas as categorias que participaram da exposição.
Para Fábio Fioravante Ragazzo, proprietário do Rancho Capivari, esses títulos vêm coroar um trabalho iniciado há pouco mais de 1 ano para evoluir a qualidade genética dos seus animais.
“Nesta temporada, o rancho já conta com o nascimento de potros filhos de campeões nacionais, pensando sempre na qualidade e no que existe de melhor relacionado ao cavalo de sela. E mais pra frente, vamos procurar a avaliação dos animais que já estão sendo criados no Rancho Capivari”, disse Ragazzo.
Outra revelação dos criadores capivarianos é a égua Jasmim Marjoi. Ela conquistou o título de Reservada Campeã de Marcha na categoria égua jovem de marcha picada e repetiu o feito no quesito morfologia, garantindo então, mais 2 títulos para o Rancho Capivari.
Rancho Capivari
Fábio Ragazzo conta que a ideia do Rancho Capivari surgiu há 2 anos, com o intuito de criar o cavalo Mangalarga Marchador.
“Conforme fomos aprendendo sobre linhagem, genética e cruzamentos, começamos a se aprofundar mais no assunto e melhorar o plantel”, revela.
O proprietário também disse que a participação em provas e exposições começou há pouco mais de 1 ano, com o propósito de testar a qualidade e nível nos animais que serão usados como reprodutores e matrizes, uma vez que essas competições contam com os melhores animais do Brasil inteiro, classificando a qualidade e o andamento morfológico do animal de marcha.
O evento
Com chancela da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento foi promovido pelo Núcleo Marchadores do Triângulo e pelo Sindicato Rural de Uberlândia.
A exposição avaliou e julgou mais de 250 cavalos da raça, divididos em diversas categorias. Além disso, reuniu criadores e expositores de Uberlândia, da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e também de outros estados.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no Youtube do Sindicato Rural de Uberlândia. Confira!