29/08/2014
Rafardense apresenta trabalho no Peru
Anaíza Garcia Pereira, 27, estudante de mestrado em Demografia na Unicamp, participou do VI Congresso ALAP, realizado em Lima entre os dias 12 e 15 de agosto
RAFARD – A estudante de mestrado em Demografia Anaíza Garcia Pereira, 27, apresentou trabalho no VI Congresso Asociación Latinoamericana de Población (ALAP), realizado entre os dias 12 e 15 de agosto em Lima, no Peru, e que reuniu pesquisadores de toda a América Latina. A rafardense, que é bolsista pelo Fundo de Apoio ao Ensino (Faepex) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, esteve acompanhada de sua orientadora, a professora e doutora Luciana Correia Alves.
O trabalho intitulado “Transição Demográfica e Condição de Vida e Saúde dos Idosos Mais Idosos no Brasil e Grandes Regiões” contém resultados preliminares da dissertação de Anaíza, cujo objetivo foi verificar se o processo de transição demográfica aconteceu de maneira diferenciada entre as Regiões Administrativas do Brasil no ano de 2010. O projeto também comparou condições de vida e saúde de idosos acima de 80 anos em relação aos mais jovens no país e em grandes regiões no ano de 2008.
Para isso, a dupla se utilizou de dados do Censo Demográfico 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Mensuramos a população mais idosa, acima de 60 anos, e a idosa mais idosa, acima de 80 anos, através do cálculo do Índice de Envelhecimento, que é um indicador para observação de quanto a população vem envelhecendo ao longo do tempo”, explica a estudante.
Segundo Anaíza, países como o Brasil precisam produzir, regular ou periodicamente, informações que permitam avaliar e aprofundar as discussões sobre idosos em nível nacional. “O estudo aponta para o fato de que as políticas públicas devem englobar os aspectos relacionados às condições de vida e saúde dos idosos e de forma específica para cada grupo de idade, considerando suas particularidades.”
Ainda de acordo com a geógrafa, o encontro permitiu que ela entrasse em contato com pesquisadores de outros países, com suas respectivas pesquisas, as quais se apresentaram semelhantes ao que é encontrado no Brasil. “[O congresso] foi extremamente rico e de grande importância para o meu melhoramento profissional. O mundo está envelhecendo e a América Latina também. O encontro com os panoramas dos países apresentados no congresso trouxe para o meu trabalho uma discussão ainda mais rica”, enfatiza.
Sobre a oportunidade de apresentar sua dissertação no Peru, a rafardense afirma que não construiu esse sonho sozinha. “Agradeço muito às pessoas que me ajudaram: minha mãe Solange, que não parou de rezar um segundo por mim, antes mesmo do avião decolar; meu irmão Alex, que foi meu porta-voz em ‘terras tupiniquins’; minha tia Rosangela e sua família, os quais deram uma ajuda no setor financeiro; e ao pessoal do setor de transportes [da Prefeitura de Rafard], que, nesses dois anos de mestrado, me dão carona sempre que podem para que eu não me atrase para as aulas.”
Agora, Anaíza levará seu trabalho até a cidade de São Pedro, no interior paulista. Ela foi aprovada para participar do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep). O congresso, que acontece a cada dois anos e cujo tema central em 2014 é “População, Governança e Bem-estar”, será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro.