19/09/2014
Rafard terá primeira edição do Outubro Rosa
Atendimentos serão realizados às terças e quintas no PSF, e nos fins de semana na UBS
RAFARD – Seguem as ações de prevenção e orientação na área da saúde do município. Por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Programa Saúde da Família (PSF), o governo inova e lança o Outubro Rosa para o próximo mês, o qual terá o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero e do diagnóstico precoce.
A campanha, já existente em outras localidades, será realizada pela primeira vez em Rafard, dando continuidade à série de ações que a prefeitura vem promovendo na saúde. Conhecida por ser a segunda maior causa de mortes via tumor nas mulheres, o câncer de mama requer um cuidado significativo. Devido a este risco, é importante frisar que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 95% das mulheres cujo câncer de mama se encontra numa fase inicial pode ser curado.
Portanto, ainda que não exista uma medida preventiva comprovada para evitar o câncer, a detecção precoce e o tratamento imediato podem melhorar significativamente as chances de sobrevivência da mulher diagnosticada. No caso do colo de útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos chamados oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV).
A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Ele é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Ciente do risco, é fundamental a realização de um exame de papanicolau.
De acordo com a enfermeira Sandra Melchior, responsável técnica na UBS, a campanha, além de inovadora, também será de suma importância para a cidade. “Essa campanha é fundamental em âmbito nacional e não apenas local. Rafard está dando sua parcela de contribuição para com dois pontos extremamente necessários. Tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero são comuns em mulheres e muitas vezes por falta de orientação e precaução acabam sendo fatais. Com este trabalho, estamos dando um grande passo para a evolução da saúde no município”, enfatiza Sandra.
Em outubro, o atendimento no PSF acontecerá todas as terças e quintas, das 8h às 13h. Já na UBS será nos fins de semana 4 e 5, 18 e 19 e 25 e 26, das 8h ao meio-dia. Além do exame de papanicolau, serão fornecidos pedidos para a realização de mamografias e não haverá restrições quanto à faixa etária.