Rafard marcou 95,35% no vacinômetro do DataSUS
RAFARD – A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) foi um sucesso, segundo a diretora de Saúde, Ivone Infante, uma vez que a meta proposta pela Divisão Estadual de Imunização foi de 80% e a cidade marcou, na terceira semana de campanha, 95,35% no vacinômetro do DataSUS. A vacina que previne contra o câncer de colo de útero passou a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos.
Cada menina receberá três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, dada no mês passado, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (cinco anos). A vacinação foi realizada nas escolas e nos postos de vacinação do SUS.
De acordo com Ivone, o Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. “Para conseguirmos alcançar as metas recebemos o apoio e a colaboração das escolas. Por isso, deixamos aqui o nosso ‘muito obrigado’ às escolas e também a toda equipe colaboradora da Unidade Mista de Saúde (UMS)”, registra a diretora.
HPV e câncer
A vacina contra o HPV é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685,4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.