O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.
Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
O ensino público municipal de Rafard se destacou no IDEB, ultrapassando a média e conquistando uma das melhores notas da região, com média 6,7. Capivari, por exemplo, teve média de 6,2.
Para a diretora de Educação do município, Cristiane Pellegrini, isso é fruto dos investimentos do atual governo, tanto em infraestrutura quanto pedagógico.
“Não podemos esquecer do apoio dos pais em todo o ensino em casa e ao empenho, dedicação e qualidade dos professores e demais profissionais da Educação”, acrescenta a diretora.
O sistema apostilado e apoio ao corpo docente, a gestão de qualidade e investimentos sistemáticos em infraestrutura também estão entre os pontos destacados pela diretoria de Educação.
Segundo a diretora adjunta, Vânia Colombo, recentemente foram investidos em materiais para as escolas, computadores, eletrodomésticos, cobertura da quadra da escola Josefina e com projeto para já cobrir as demais, além dos investimentos em capacitação.
“Felicidade e gratidão pela dedicação e empenho em se fazer o melhor para a Educação: isso resume o meu sentimento hoje, ao tomar conhecimento que conseguimos alcançar o maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação básica) da região.
Educação sempre foi e sempre será prioridade em nosso governo. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos. Estou muito feliz com o comprometimento de cada um.
Quem ganha com essa dedicação são nossas crianças e nosso município”, destacou o prefeito de Rafard, Fabio Santos.