DestaquesRafard

Rafard supera meta de alfabetização projetada para 2030 e se destaca na região

Rafard emerge como um exemplo de excelência educacional ao atingir e superar a meta de alfabetização projetada para 2030. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 28 de maio, a cidade registrou um índice impressionante de 84,10% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando as expectativas e destacando-se na região de Piracicaba. O sucesso de Rafard contrasta com a realidade de muitas outras cidades na região, onde apenas Águas de São Pedro também alcançou a meta de alfabetização na Idade Certa.

O prefeito de Rafard, Fabio Santos, atribui esse sucesso a um conjunto de fatores, incluindo investimentos consistentes em educação, o envolvimento ativo das famílias e a implementação de políticas públicas eficazes. “Temos investido fortemente em educação, resultando em um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região. Agradecemos aos nossos dedicados profissionais da educação e às famílias pelo apoio contínuo”, reconhece o chefe do Executivo.

Para a diretora de Educação do município, Cristiane Pellegrini Rossi, essa conquista é fruto de um trabalho contínuo e conjunto entre a administração municipal, as escolas, os professores e a comunidade em geral. “Rafard tem se destacado não apenas pelos números, mas também pela qualidade do ensino oferecido e pelo compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos”, disse.

Ela citou alguns dos investimentos, que incluem: cobertura da quadra da escola Josefina; entrega de apostilas e uniformes; aquisição de um ônibus para o município e um caminhão para a merenda; carreta literária com 500 livros; fornecimento de brinquedos, materiais, mobiliário e equipamentos como ar condicionado nas salas de aulas e outros; oferta de capacitação para os profissionais da educação; kits esportivos e jogos de mesa; aquisição de carteiras, cadeiras e armários, além da implantação de câmeras de segurança nas escolas; melhoria do serviço de merenda escolar com novos equipamentos; kits multimídia e projetores para aulas mais dinâmicas.

No contexto mais amplo, o programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação, tem desempenhado um papel fundamental na promoção da alfabetização no país, com mais de R$ 1 bilhão investidos até o momento. A meta é que até 2030 todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?