30/10/2015
Rafard registra queda de furtos e roubos de veículos, revela audiência sobre Segurança Pública
Dados apresentados pela Polícia Militar fazem referência ao terceiro trimestre de 2015 em comparativo ao mesmo período de 2014
RAFARD – O Rotary Club sediou na noite de terça-feira, 27, mais uma audiência pública sobre a segurança do município. O evento foi coordenado pelo 1º sargento João César Balceiro de Freitas, comandante do 4º Grupamento da 2ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, e apresentou dados do terceiro trimestre de 2015 em comparativo com o mesmo período de 2014, tirou dúvidas e ouviu críticas e sugestões de autoridades municipais e moradores.
Dentre os principais dados revelados pelo comandante, Rafard não registrou homicídios no período. O número de roubos (exceto veículos) manteve um registro. Já o roubo de veículos caiu de quatro para um no mesmo período.
Pequena diminuição também foi registrada no número de furtos (exceto veículos) que caiu de dez para oito. O furto de veículos manteve dois registros. A Polícia Militar de Rafard também registrou menos ocorrências no terceiro trimestre de 2015. Foram 37 boletins, 15 a menos que em 2014. As estatísticas são atualizadas constantemente e ficam à disposição no portal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (www.ssp.sp.gov.br).
“O objetivo da audiência pública é trazer a comunidade e autoridades para próximo da Polícia Militar, bem como abrir espaço para a participação nas questões relativas à segurança pública”, explica Balceiro, que também apresentou o Ciclo Completo de Polícia, um novo modelo de segurança pública que deverá ser aplicado entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal para a realização de um trabalho integrado.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo, segundo o major Colombo, conta com 92.800 homens, que atendem mais de 93 mil ocorrências por dia. “Optamos pela única profissão onde juramos colocar a nossa própria vida em jogo para garantir a segurança do cidadão”, destaca o militar.
Para o capitão Marcelo Fernandes, segurança e prevenção transcendem o papel do governo em geral e da polícia em particular. “Segurança é questão de inteligência, prevenção e atitude. Considero Rafard como um dos municípios que apresenta menos problemas na parte criminal”, analisa.
Para o presidente do Rotary Club, Túlio Darros, essa aproximação é tão importante quanto o debate de ideias entre a Polícia Militar e a sociedade. “Eventos assim são fundamentais para promover o conhecimento e a discussão de sugestões que visem melhorar a segurança pública na cidade”, diz. Na ocasião, a Polícia Militar também apresentou as ações promovidas junto à comunidade, forneceu dicas de segurança e esclareceu os questionamentos dos presentes.