Iniciativa faz parte do programa Arborização + Segura, que substitui árvores de espécies inadequadas e doa mudas de espécies que convivem em harmonia com a rede elétrica e o cenário urbano
Um plantio de árvore adequado, que leva em consideração o crescimento da vegetação e a interferência dela no espaço urbano. Esse é o foco do programa Arborização + Segura, da CPFL Paulista, que será implantado na cidade de Rafard.
A companhia acaba de assinar convênio com a Prefeitura para substituir 200 árvores e plantar outras 1.000 mudas de porte e espécies mais adequadas para tornar mais segura e harmônica a convivência do verde com a infraestrutura da cidade.
A ideia é que a cobertura vegetal da cidade seja revitalizada de forma organizada, minimizando os riscos envolvendo as redes elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos, iluminação pública, entre outros.
Assim, os riscos de acidentes com a população ficam menores, seja por queda de árvores ou raízes que tragam riscos.
Por meio do convênio com as Prefeituras, a CPFL Paulista identifica e substitui as árvores incompatíveis, promovendo o plantio de espécies com porte mais adequado. As mudas doadas já possuem porte mínimo que garantam maior possibilidade de estabelecimento e menor risco de vandalismo.
Arborização + Segura. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 84 cidades, que receberão mais de 90 mil mudas de árvores no total e, além do compromisso de realizar a substituição das árvores, a distribuidora e as prefeituras parceiras também desenvolvem ações de educação ambiental nas escolas.
Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a prefeitura.
Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano.
A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia.
Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.
Para minimizar esse impacto, além do Programa Arborização + Segura, as distribuidoras da CPFL Energia também realizam podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica.
As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.
O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:
● Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas;
● Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico.
O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role of the private sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018.
Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.