Rafard

Rafard recebe nota A do Tesouro Nacional nas duas principais avaliações financeiras

Rafard está com ótima saúde financeira conforme aponta o Capag, a nota recebida por Rafard foi A em dois dos 3 principais itens avaliados. O item endividamento aponta o tamanho da dívida municipal em relação à receita corrente líquida municipal; para este item Rafard foi avaliado com nota A.

Também para o índice de liquidez que se refere ao o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do Município Rafard alcançou o conceito máximo e para o item poupança corrente que se refere à relação entre despesas e receitas correntes, a nota foi B.

 

Publicidade

O CAPAG

O objetivo da Capag é identificar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo, dada pela Portaria do Ministério da Economia – Portaria ME nº 5623/2022, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

O endividamento aponta o tamanho da dívida municipal em relação à receita corrente líquida municipal; a poupança corrente se refere à relação entre despesas e receitas correntes no Município; e o índice de liquidez aponta o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do Município.

Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado, ou Município, neste caso. O CAPAG se tornou uma importante ferramenta de avaliação da saúde financeira dos municípios, pois ele demonstra não só a capacidade de investimento que o ente federativo pode buscar junto aos investidores nacionais ou internacionais, bem como revela a saúde financeira desse município.

Dentre as diversas maneiras de avaliar a saúde financeira de um órgão público, a principal delas é o índice de liquidez. O índice de liquidez é um indicador financeiro que revela o quanto a entidade possui de recursos disponíveis para quitar suas obrigações com os fornecedores. Esse indicador, portanto, demonstra a capacidade de pagamento de uma entidade, ao comparar os valores do Ativo e do Passivo. O índice de liquidez mais conservador é o índice de liquidez imediata, que compara os valores disponíveis imediatamente em caixa com todas as dívidas de curto prazo.

“Mais uma vez Rafard se mantém como destaque na Gestão. Nosso município está com ótima saúde financeira e com investimentos a todo vapor em todos os setores, conforme aponta o Capag, órgão responsável por identificar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A nota recebida por Rafard foi A em dois dos 3 itens do Capag. O item endividamento aponta o tamanho da dívida municipal em relação à receita corrente líquida municipal; para este item Rafard foi avaliado com nota A. Também para o índice de liquidez que se refere ao o nível de obrigações financeiras em relação à disponibilidade de caixa do Município obtivemos o conceito máximo e para o item poupança corrente que se refere à relação entre despesas e receitas correntes, obtivemos B. Com essas avaliações nosso município mais uma vez está entre os melhores da região no que diz respeito à sua capacidade de pagamento. Agradeço a todos os nossos servidores que com compromisso e dedicação têm trabalhado para que juntos possamos entregar uma gestão de excelência em nossa Rafard”, escreveu o prefeito Fabinho nas redes sociais.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo