A Diretoria de Saúde de Rafard realiza neste sábado (20), o “D” de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação Seletiva para crianças e adolescentes. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças com até 15 anos.
A atualização dos imunizantes acontecerá mediante a avaliação das vacinas que faltarem na carteirinha. Já a vacinação contra a Poliomielite, tem o foco em crianças menores de 5 anos de idade, através de vacina oral de forma indiscriminada.
Segundo a Diretoria de Saúde, não é necessário agendamento, nem há necessidade de chegar antes do horário. A utilização de máscara é obrigatória.
Para garantir a imunização é preciso apresentar CPF e RG, Cartão do SUS de Rafard e a Carteirinha de Vacina.
A mobilização do Dia ‘D’ acontece no antigo espaço pediátrico, anexo à Unidade Básica de Saúde, das 7h30 às 16h.
Será fornecido pipoca e algodão doce para as crianças e adultos após a vacinação. “Não deixe pra depois. Vacinas salvam vidas!”, conscientiza o governo municipal.
A campanha segue até 9 de setembro em todo país. O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Covid
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
Polio
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.
A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.