Rafard não terá mulher no Legislativo; Capivari elegeu três
Dos 61 candidatos a vereador na eleição municipal do último domingo (15), em Rafard, 21 eram mulheres.
Mesmo com o número expressivo de candidatas, a próxima Legislatura não terá nenhuma mulher na vereança.
A atual gestão da Câmara Municipal tem apenas uma representante mulher, a vereadora Ângela Barboza, que também foi candidata a prefeita, ao lado de outra mulher como vice, Pasqualina Boanventura de Almeida.
Em Capivari, o cenário é mais promissor para as mulheres na política. Atualmente o Legislativo é composto por 13 homens. Para os próximos quatro anos, serão 10 homens e 3 mulheres – Sele Rosada (PSL), Paloma Silva (PP) e Inês Felix da Costa (PSL).
Mombuca
No Legislativo em Mombuca, não haverá mudanças. Hoje, dos 9 vereadores, só 1 é mulher, a vereadora Fátima Mora Pedroso. E vai continuar assim, já que apenas a jovem Mariane Caroline Messias foi eleita para o quadriênio 2021-2024.
Essa é a segunda vez que Mariane disputa uma vaga de vereadora. Ela é filiada ao Solidariedade e recebeu 41 votos na primeira tentativa. Desta vez, nas eleições 2020, conquistou 105 votos.
“Nós mulheres ainda sofremos com o preconceito. Quero lutar pela igualdade do espaço das mulheres, e pelo desenvolvimento de Mombuca, que nos últimos anos, ficou parada no tempo”, disse a jovem, que atua há nove anos na área de Educação.