Com o tema ‘A Consolidação do SUS para manutenção do Direito à Saúde’, foi realizada entre os dias 28 e 30 de junho, a 8ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, que tem por objetivo impulsionar e efetivar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento aconteceu em Serra Negra e Rafard contou com a representação dos participantes: Veruscka Corrêa (segmento ‘gestor’) e Francisco Júnior (segmento ‘usuário’).
A CES abordou os seguintes tópicos:
I – Implantar da Agenda 2030 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU) como promotora de equidade;
II – Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para a garantia da saúde como direito;
III – mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito a saúde e em defesa do SUS.
IV – Fortalecer a participação e o controle social no SUS;
V – Avaliar a situação de saúde e participar da construção das diretrizes para instrumentos de planejamento do SUS;
VI – Conferir os impactos nos acertos e desacertos das Conferências de Saúde no SUS;
VII – Assegurar a regionalização, hierarquização, participação social e diretrizes para prevenção, promoção e proteção à saúde.
A diretora de Saúde, Veruscka Corrêa, ressaltou a valia de tais encontros para a Saúde de Rafard.
“Esperamos que produto da Conferência Estadual seja incorporado às diretrizes do novo Plano Estadual de Saúde (quadriênio 2020-23) e colabore com a proposição de ações que ajudem a fortalecer as ações de saúde em nosso município”.
A 8ª Etapa Estadual também contou com o novo Secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira.
Vale frisar que está prevista para agosto, em Brasília, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que tem, dentre os seus propósitos, divulgar os resultados e as novas diretrizes para o novo Plano Nacional de Saúde.