06/02/2015
Rafard está entre as oito cidades que atendem às normativas do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, segundo a Prefeitura
Governo municipal concluiu a entrega de todos os indicadores, conforme comunicado da Eletrônica de Órgãos Públicos
RAFARD – Conforme comunicado da Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), provida do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Rafard concluiu a entrega de todos os indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), passando a ser uma das oito primeiras cidades que atenderam às normativas.
O IEGM visa avaliar de forma qualitativa os gastos públicos do município, formado por sete indicadores: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde-Gestão da Atenção Básica, Educação-Ensino Fundamental, Proteção das Cidades, Sustentabilidade Ambiental e Governança da Tecnologia da Informação.
O encarregado de examinar os balanços financeiros e as contratações é o TCE de São Paulo, maior Corte de contas estadual do país. Ao todo são 644 municípios, enaltecendo ainda mais o feito de Rafard. Segundo o prefeito César Moreira (PMDB), a entrega dos índices reflete a transparência da atual administração.
“Graças ao trabalho efetivo da nossa contabilidade e ao empenho dos demais departamentos envolvidos, pudemos nos enquadrar às normativas do estado. A população pode ficar tranquila, pois tem a certeza que o trabalho está sendo feito com respeito e transparência”, diz Moreira.
A atividade de fiscalização dos governos, na atualidade, exige dos órgãos de controle bem mais que a aferição da conformidade com as normas de execução orçamentária e de regularidade das despesas. O cidadão, hoje, reivindica com legitimidade o acesso a elementos de informação que lhe permite avaliar os resultados das ações dos gestores públicos, e sua adequação aos compromissos assumidos com a sociedade.
Além da transparência demonstrada na agilidade da entrega de documentos exigidos pela Audesp, os cidadãos podem acompanhar as contas públicas no site da Prefeitura de Rafard (www.rafard.sp.gov.br).