O prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, recebeu em seu gabinete na terça-feira, 30, a diretora e vice-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Neiva Aparecida Doretto, e a Assessora de Gabinete, Andrea Monaco Janotti, para ouvir a proposta de Sistema de Integração de Serviços (Ganha Tempo).
O “Ganha Tempo” funciona utilizando os seguintes conceitos: concentração em um só espaço físico, de fácil acesso ao público, a apresentação de serviços públicos de âmbito municipal, estadual e federal, de autarquias municipais e de entidades civis. Ele pode reunir de um a três órgãos de serviços: Detran, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e a Fundação Procon/SP.
A proposta de modernização e melhoria da infraestrutura de atendimento num só espaço físico promove agilidade nos serviços e economia nos custos de locação.
Saiba mais sobre os serviços prestados de cada órgão: O Detran presta todos os serviços necessários aos usuários de veículos. Atende também toda a população procurando soluções e facilitando as necessidades dos condutores e proprietários de veículos, sem haver a necessidade de procurar a resolução em outras cidades.
Algumas atividades realizadas pelo Detran: consulta sobre multas recebidas; consulta sobre pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); informações constantes do arquivo sobre os veículos; imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); licenciamento de veículos; registro de veículos automotores; Seguro Obrigatório (DPVAT); emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); apreensão de CNH; apreensão de veículos (caminhões, ônibus, motos, táxis, vans de transporte escolar, etc.); liberação de documentos e de veículos.
PAT
O PAT tem por objetivo oferecer às pessoas, vagas de emprego e proporcionar informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego oferecidas pelas empresas, bem como atende o serviço de Seguro Desemprego.
Procon
Depois da compra de um produto ou serviço, o cidadão pode ir ao Procon ou entrar em contato por email ou telefone para esclarecer dúvidas, ver se contratos estão de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. No caso de algum problema no contrato, na entrega do produto ou serviço, ou defeito no produto que não está corretamente correto pela garantia, o Procon é responsável por intermediar uma solução e encaminhar o cidadão para as soluções cabíveis, inclusive procedimentos legais, caso não haja acordo.