16/10/2015
Rafard apresenta maior nota atribuída a um município no Índice de Efetividade da Gestão Municipal
Cidade alcançou a nota B+, com equipe de governo sendo considerada ‘Muito efetiva’; avaliações variavam de A a C
RAFARD – A Prefeitura recebeu na última semana do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). A cidade alcançou a nota B+, a maior atribuída a um município. “Isso significa que a política pública aplicada pelo prefeito César Moreira (PMDB) e sua equipe frente à Prefeitura foi considerada ‘Muito efetiva’”, informou o poder público.
O IEGM proporciona visões da gestão pública por meio de sete dimensões da execução do orçamento público: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. A combinação desses dados avalia ao longo do tempo se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva.
E, com isso, oferece elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo. Os resultados foram apresentados por meio de notas para cada índice setorial, bem como uma nota para o IEGM. A avaliação do TCE-SP foi formatada com as seguintes notas: A (Altamente efetiva), B+ (Muito efetiva), B (Efetiva), C+ (Em fase de adequação) e C (Baixo nível de adequação).
Nas áreas de Educação e proteção dos cidadãos, Rafard foi considerada “Altamente efetiva”, com nota A, e “Muito efetiva”, com nota B+ na área da saúde. O município também obteve B+ sendo classificada como “Muito efetiva” na área fiscal (i-fiscal) e “Efetiva” com nota B em Tecnologia da Informação (i-gov) e na área de planejamento (i-planejamento).
A única nota C foi na área ambiental (i amb), “especialmente porque ainda não possuía o Plano de Resíduos Sólidos, que foi criado neste ano e amplamente discutido”, explica o prefeito César Moreira (PMDB). Para ele, a classificação da cidade reflete o desempenho de sua administração e prova que Rafard mais uma vez sai na frente em termos de Educação, proteção aos cidadãos, Saúde e Gestão Fiscal.
“Estamos muito felizes com os resultados. Eles provam que estamos caminhando corretamente, administrando bem o dinheiro público e fazendo uma gestão profissional, com total responsabilidade, alcançando as metas propostas”, diz. “Agradeço a todos os que estiveram conosco neste período, trabalhando para a eficiência da gestão pública”, finaliza Moreira.