NotíciasRafard

Radar doa Capela de Itapeva e entorno à ‘Cidade Coração’

31/10/2014

Radar doa Capela de Itapeva e entorno à ‘Cidade Coração’

Projeto de lei complementar que autoriza doação foi aprovado na Câmara na última sessão
‘Capelinha de Itapeva’ foi reformada em junho deste ano pela Radar (Foto: Arquivo/O Semanário)
‘Capelinha de Itapeva’ foi reformada em junho deste ano pela Radar (Foto: Divulgação/Radar)

RAFARD – Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão da última terça-feira, 28, projeto de lei da Prefeitura de Rafard que autoriza o Poder Executivo a receber doação de terras da Radar, correspondente à Capela de Itapeva e seu entorno. A área possui 17,702 hectares. No local, serão comercializados lotes para pessoas de baixa renda, preferencialmente àquelas que moraram até 2014 nas fazendas da empresa.

A doação foi prometida na última reunião da Comissão Intermunicipal de Prevenção do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Pedagógico de Rafard, realizada há um mês. Em contrapartida, a prefeitura deve cuidar da igreja, que foi reformada pela Radar em junho deste ano. O documento que oficializa a doação será assinado nesta segunda-feira, 3, às 15h, no gabinete da prefeitura.

De acordo com a justificativa do projeto, existe uma Ação Civil Pública na Promotoria de Capivari, que visa à conservação da capela. A iniciativa também tende a solucionar o problema de moradores das fazendas Leopoldina e Coqueiro, os quais foram notificados a deixarem seus imóveis. Segundo a Radar, as casas estão em locais impróprios e em condições insalubres.

Publicidade

Localizada na Fazenda Itapeva, a capela de mesmo nome marca a fundação das cidades de Rafard e Capivari. Foi a primeira igreja construída na região, pelo padre João Ferreira de Oliveira Bueno. Após ter ficado abandonada durante dez anos, foi reformada pela Radar, gestora de propriedades rurais com investimentos em regiões estratégicas. Em Rafard, a empresa também é proprietária da colônia São Bernardo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo