Há muito tempo vinha pensando em dar a minha contribuição à memória de duas personalidades que desfrutei da amizade: o Leal Pereira, que me havia convidado, quando da minha mocidade, a trabalhar com ele no judiciário de Capivari e, o Leonel, amigo das festas de Santa Cruz e das oficinas gráficas do jornal “Correio de Capivari”.(lembro-me, ainda, dos tipógrafos compondo, sobre a bandeja francesa: João Prata, Edmur Pazzianotto e o Garibaldi). É que fui aprendiz de tipógrafo no Senai do Cambuci, em São Paulo.
Assim fui reunindo todas as poesias espalhadas por aí, principalmente as das páginas do referido jornal, entre 1947 a 1976 (do Leal Pereira) e entre 1950 a 1961 (do Leonel Pereira). De outras fontes, entre anotações, folhas avulsas, jornais diversos, foram-me necessárias as buscas, para completar tal obra. Mas estas referidas fontes me foram preciosas, de um caderno e uma pasta, gentilmente cedidas pelos filhos do Leal Pereira: Lázaro Edmundo Leal Pereira Júnior e o Celso Leal Pereira, com inúmeros trabalhos que não chegaram a ser publicados em jornais. Portanto, rico material de fina literatura poética.
O objetivo primordial desta Poesias de Leal e Leonel Pereira é avivar um pouco mais estas reconhecidas figuras capivarianas que tão cedo nos deixaram (o Leal, com 49 anos e o Leonel, com 31 anos). Ambos, com marcantes presenças na imprensa de nossa cidade, na poesia, no jornalismo, na crítica literária e na crônica. Estes dois irmãos, que se completavam na literatura, lamentavelmente não chegaram a publicar os seus livros de estreia. O próprio Leonel confidenciou-me, pouco tempo antes de sua partida, que pensava em editar o seu primeiro livro.
Assim sendo, estou buscando apoio financeiro para tal propósito. Aqueles que desejarem colaborar para este projeto, farei referências na obra e cederei exemplares. Penso, pois, numa pequena edição, que será cedida graciosamente às bibliotecas públicas, bibliotecas escolares, entidades sociais e figuras proeminentes da nossa sociedade. Para a edição de 500 exemplares, a Editora EME apresentou um orçamento de R$ 12.000,00.
Aos interessados em abraçar a causa, contato com J. R. Guedes de Oliveira – E-mail: [email protected].