Meninos e meninas puderam brincar, dançar, praticar atividades físicas, além de saborear muitas guloseimas, com um delicioso bolo
A Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na segunda-feira (14), uma animada festa em comemoração ao 2o ano do Programa Criança Feliz e também ao Dia das Crianças, festejado no dia 12 de outubro.
Foram convidados participantes do programa, crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Cras Conviver e do Cras Cidadania.
Cerca de 200 crianças aproveitaram o dia festivo, que ofereceu música, atividades de pintura com a Carretinha Cultural, brinquedos como cama elástica, campo de futebol de sabão, piscina de bolinhas, leitura, além de muitas guloseimas, como lanches, sorvetes, refrigerantes e o tão esperado bolo.
Ainda na ocasião, a equipe falou sobre a importância do desenvolvimento infantil na Primeira Infância.
“Estamos muito felizes em poder confraternizar com estas pessoas que já fazem parte da nossa rotina, dos nossos programas. É um momento especial, em que podemos proporcionar essas horas de lazer e de alegria para nossas crianças e adolescentes”, diz o secretário de Desenvolvimento Social, Cristian Fernandes.
Programa Criança Feliz
Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.
O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. Também estimula a responsabilidade dos adultos, que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que relacionam-se diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida.
Promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.
Outro papel importante do Criança Feliz é reforçar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016. Ele ressalta a necessidade da integração de esforços da União, dos estados, dos municípios, das famílias e da sociedade no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.
Como participar
As famílias interessadas devem entrar em contato com o Cras Conviver, pelo telefone 3491-1645 ou com o Cras Cidadania, pelo número 3491-5495.
O cadastro também pode ser realizado no prédio do Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal), na Secretaria de Desenvolvimento Social, que está localizado na Avenida Piratininga, 797, no Bairro Santa Terezinha.