Geral

Professor de História de Porto Feliz receberá troféu “João de Camargo”

O professor de História da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, Carlos Carvalho Cavalheiro, será um dos homenageados com o troféu “João de Camargo”, no próximo dia 05 de julho.
O troféu, instituído pelo Centro Cultural Quilombinho de Sorocaba em parceria com a Associação de Cultura de Votorantim, reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade negra e, ao mesmo tempo, marca o aniversário de 10 anos de atividades da ONG “Quilombinho”.
João de Camargo foi um ex-escravo que viveu em Sorocaba do final do século XIX a meados do século XX. Tornou-se famoso por ter construído uma igreja no bairro da Água Vermelha, local onde realizava consultas e curas a pessoas vindas de várias partes do Brasil e do exterior. Além disso, foi responsável pela criação de uma territorialidade negra no entorno de sua igreja, local onde se realizavam, sem a repressão policial, rodas de samba e pernada (espécie de capoeira paulista), além de apresentações de Congadas e batuques. João de Camargo também ajudou a construir o bairro construindo casas, oferecendo terreno para a construção de escola, e, pela afluência de pessoas ao local, o surgimento de hotel e outras benfeitorias.
A sua vida foi tema de livros, estudos e até filme. Adolfo Frioli e José Carlos de Campos Sobrinho escreveram um substancial livro intitulado “João de Camargo – o nascimento de uma religião”. Paulo Betti foi responsável pelo filme “Cafundó”, que conta a vida do taumaturgo negro da Água Vermelha. Florestan Fernandes realizou um estudo sobre a religiosidade de João de Camargo. Sonia Castro e Fernando Lomardo fizeram o livro e peça de teatro “O solitário da Água Vermelha”.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro, um dos homenageados com o troféu, foi autor de livros sobre a história e cultura afrobrasileira em Sorocaba. Destacam-se os títulos “Vadios e Imorais” e “Scenas da Escravidão”, este último, até então, o único livro que aborda a escravidão negra em Sorocaba em seus diversos aspectos. Cavalheiro também é autor de vários artigos sobre a história dos negros de Porto Feliz, cidade em que leciona a matéria de História, artigos esses publicados com destaque no jornal Tribuna das Monções.
Dentre os outros 30 homenageados estão nomes como o do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; o diretor da Fundação Ubaldino do Amaral, sr. Laelso Rodrigues; o cururueiro Cido Garoto; o padre João Campos Junior; o médico José Carlos de Campos Sobrinho; o historiador Adolfo Frioli; o promotor público Antonio Farto Neto entre tantos outros.
Este será o primeiro troféu “João de Camargo”, que deverá ser entregue anualmente.
O evento de entrega do troféu será na sala Fundec, em Sorocaba, na Rua Brigadeiro Tobias, número 73, Centro, no dia 05 de julho, às 19h30.

Homenagem
O prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira participou na noite de sexta-feira, 28, de homenagem feita ao médico porto-felicense Célio Pires.
O evento foi promovido pela Associação Amigos da Cidade de Itu (Saci) que todos os anos concede o Prêmio Padre Antonio Pacheco da Silva a um profissional da saúde de destaque.
De acordo com a Saci, a homenagem prestada a Célio Pires foi pelo conjunto do trabalho realizado e o reconhecimento de uma vida dedicada a ajudar o próximo.

Trânsito
A Coordenadoria de Sistema Viário – Trânsito da Prefeitura de Porto Feliz modificou o sentido de rua no bairro Bepim. A rua Luis Carlos Rinck passou a ter sentido duplo de circulação no trecho entre as ruas Páscoa Bonini Guerine e rua José Guerine.
Nos próximos dias, a CSV vai alterar outro trecho, no centro da cidade. A rua Adhemar de Barros passará a ter sentido duplo de circulação da rua Cônego Belotti até a rua Dr. Alvin, sendo o tráfego liberado apenas para veículos de pequeno porte no sentido bairro-centro.
De acordo com a CSV, com essa alteração será implantado uma vaga de carga e descarga na rua Barão do Rio Branco.

Publicidade

Minha Casa
As famílias beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida participaram da reunião mensal na Diretoria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Feliz.
Todos os 50 beneficiários participaram do encontro que trabalha temas diversos relacionados à convivência comunitária e ao andamento das obras, já iniciadas no bairro Altos do Jequitibá.
As instruções foram passadas pela técnica responsável pelo programa, Renata Cristina Alves. Também presente a diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes.

Uniformes
Na quinta-feira, 27 de junho, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida, a diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, estiveram presentes à doação de uniformes para a equipe de basquete feminino do Cel. Esmédio.
O técnico Luiz Antonio Batista dos Santos (Luizito), recebeu a doação das mãos de Orlando Carlos Rossi, proprietário da ASSESSOTRANSP – Gestão de Pessoas, Contabilidade e Assessoria Empresarial.
O uniforme será estreado no dia 27 de julho, em Americana, no III Festival Unimed Americana de 2013.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?