Mais de 200 alunos das quartas séries da Rede Municipal de Educação participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na manhã de terça-feira, 25, no plenário da Câmara.
O Proerd é um trabalho preventivo que a Polícia Militar realiza nas escolas municipais, estaduais e particulares. O objetivo é prevenir o uso de álcool e drogas entre os adolescentes, além de dialogar com os alunos sobre a importância das relações de convivência, que ajudam a prevenir os comportamentos de violência.
De acordo com os policiais militares, a intenção central da atividade é interagir com crianças, jovens e adolescentes e, com isso, incentivar o aprendizado sobre a cidadania. “Conseguimos realizar o trabalho de forma dinâmica e divertida. Os alunos aprendem sobre comportamento, autoestima, habilidades de comunicação e, além disso, a importância de tomar decisões. Tudo isso é muito válido para a prevenção contra as drogas, o álcool e a violência”, explica o PM Fábio Carcioffi, que, em trabalho conjunto com a PM Regina, desenvolveu o programa com os alunos de Mombuca.
O prefeito Marcos Poletti diz que a atividade é fundamental para a formação dos alunos. “São parcerias como esta que nos fortalecem em nosso compromisso com a educação. O município agradece a Polícia Militar pela atenção que oferece as nossas crianças. Mais uma vez, o Proerd ajudou na formação dos nossos jovens, algo que é urgente e muito valioso”, ressalta.
O encontro para a formatura foi comemorado com apresentações de música, dança, teatro e a participação de todos os alunos. Houve ainda a apresentação de uma peça teatral com jovens de um grupo liderado pelo pastor Elói da Costa Fagra.