13/03/2015
Produtores devem cadastrar imóveis até dia 6 de maio
Assocap está fazendo o cadastro gratuitamente para seus associados; demais produtores devem procurar a Casa da Agricultura de seu município
RAFARD – O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Márcio Jacob Hessel, e o chefe da Casa da Agricultura, Décio Leite, estiveram no Parque Tecnológico de Piracicaba, no último dia 27, para falar sobre o processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais de Rafard, durante uma reunião promovida pelo Escritório de Desenvolvimento Rural Regional de Piracicaba (Cati).
Prefeituras, cooperativas, sindicatos e conselhos rurais da região estiveram presentes no encontro, o qual abordou a importância da divulgação e da execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A reunião também frisou os prazos para o cadastramento, sanou dúvidas e destacou os benefícios de sua realização para os produtores.
O CAR é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, feito junto ao órgão ambiental competente. É obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade integrar as informações ambientais de propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
De acordo com a Prefeitura de Rafard, a regularização permite ainda o fomento da economia rural com a legalização da comercialização dos produtos, facilitando o acesso a financiamentos bancários e contribuindo, assim, para a consolidação da agricultura familiar sustentável no município.
A Associação dos Produtores de Cana de Capivari (Assocap) está fazendo o cadastro gratuitamente para seus associados, segundo Jacob. Os demais produtores devem procurar a Casa da Agricultura de seu município o mais rápido possível, pois o prazo vai até dia 6 de maio. Deixar de efetuá-lo pode acarretar em sanções, como advertências ou multas ao proprietário, além da não autorização ambiental e da não obtenção de crédito rural.