Em ação realizada pela Diretoria de Meio Ambiente, árvores que estavam plantadas irregularmente em algumas rotatórias do bairro Engenho Velho foram removidas nesta semana.
Segundo a avaliação dos técnicos, as raízes, com o passar dos anos, vão danificar o calçamento e a via, comprometendo sistema de tubulação, entre outros.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, as árvores e mudas foram removidas e serão replantadas em locais adequados, que não interfiram na arborização urbana. Mangueira e Ingá do Brejo foram alguns dos plantios irregulares. A operação ocorreu após indicação da vereadora Inês Felix.
A ação de plantio em áreas verdes e/ou rotatórias, como no Engenho Velho, tem total apoio da Prefeitura, que inclusive disponibiliza mudas gratuitas para toda a população. Contundo, quando feito sem autorização e com pouco conhecimento técnico, a “boa ação” pode se tornar um problema, impactando diretamente no Meio Ambiente.
Para evitar esse tipo de situação, a Prefeitura pede para que os munícipes entrem em contato com a Diretoria de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3492-2975 ou indo até a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que fica na rua dos Geradores, s/n, no bairro Estação. Deste modo é possível uma orientação quantos as espécies adequadas para cada local.
“Nós sabemos que nesse caso não houve má intenção, pelo contrário, o morador que reside no Engenho Velho fez o plantio no intuito de deixar a rotatória mais bonita, porém como não havia autorização, acabou executando de forma inadequada.
A pedido do prefeito Vitão estamos percorrendo toda a cidade para identificar as árvores que estão irregulares, já planejando replantios e ações para conscientização da população”, detalhou o Diretor Guilherme Pagotto.
O diretor ainda afirmou que árvores que estão crescendo inclinadas também devem ser suprimidas, a fim de evitar acidentes e danos as demais plantas do local.