Desde a semana passada, a Prefeitura de Rafard trabalha no desassoreamento e limpeza do córrego no bairro Sete Fogões. O serviço está sendo executado pelo departamento de Obras e Serviços.
O córrego que faz divisa entre as cidades de Rafard e Tietê, foi motivo de grande preocupação por conta de um alagamento no início deste ano. Diante da situação, o prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, buscou soluções junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão responsável pela fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.
Segundo a prefeitura, estudos foram realizados pelos departamentos de Meio Ambiente, Obras, Habitação e Agricultura de Rafard. Posteriormente, o projeto foi apresentado junto aos órgãos fiscalizadores e à Bacia do Médio Tietê. A obra só teve início após aprovação.
Uma máquina escavadeira trabalha no córrego para aumentar a drenagem das águas pluviais e evitar novas enchentes e alagamentos.
“O desassoreamento era necessário, pensando na questão da Saúde e Segurança da população do Sete Fogões. Com muito empenho e trabalho, conseguimos dar início às obras, que serão finalizadas em breve”, explica Bueno.
De acordo com o departamento de Obras e Serviços, todo o trabalho é feito em caráter preventivo, preparando o bairro Sete Fogões para a temporada de chuvas. Além do desassoreamento, uma ação de preservação ambiental (conscientização para evitar que lixo seja jogado no local) também será realizada pelo governo municipal.
Ainda com atenção à zona rural, Bueno garantiu melhorias na infraestrutura da Fazenda Itapeva.