Acontece de 09 a 13 de agosto a “Semana da Alimentação, Transtornos e Orientações”, promovida pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Será uma série de vídeos exibida no canal do YouTube e nas redes sociais da prefeitura, sempre às 14h, relatando a importância alimentação correta, através de diferentes explicações de profissionais da Saúde.
Abrindo a série de vídeos, nesta segunda-feira (09), a fonoaudióloga Débora Ponse Cardoso, aborda o tema Seletividade alimentar.
Debora detalha o que é considerado seletividade alimentar, os tipos de alimentos, como introduzir alimentos para crianças com seletividade alimentar e a alimentação para crianças com transtorno alimentar.
No segundo vídeo da série, na terça-feira, dia 10, a nutricionista Roberta Villas Boas Carvalho fala sobre a Introdução Alimentar. Roberta destaca a “pirâmide alimentar” e a quantidade de cada alimento que deve ser ingerida.
A nutricionista ainda fala sobre indicações de alimentos paras as devidas faixas etárias, além da alimentação para crianças com transtorno alimentar.
Para o público infantil, Roberta explica como introduzir novos alimentos no cardápio das crianças, a seleção do que comer e possíveis orientações de alimentação via sonda para casos de disfagia.
Na quarta-feira, 11, no terceiro vídeo da “Semana da Alimentação, Transtornos e Orientações”, a fonoaudióloga Débora Ponse Cardoso explica o que é disfagia e os seus graus, falando sobre alimentação para pacientes que apresentam início desta complicação. Também detalha desde a disfagia leve até as fases mais severas.
Já na quinta-feira, dia 12, a psicóloga Juliana Rocha destaca Anorexia e Bulimia, que embora já conhecidos do grande público, ainda são causas muito comuns dentro da sociedade. Juliana aponta as principais causas desses distúrbios alimentares e aponta formas de tratamento.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, convida a todos para assistirem a série, fazendo um pequeno resumo do que está por vir.
“A base dos nossos vídeos é a alimentação saudável, que, diferentemente do que muitos pensam, não é cheia de restrições ou sem sabor.
Uma boa alimentação é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa.
Outro ponto importante é o transtorno alimentar, tais como Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar, entre outros, com potencial de causar sérios agravos à saúde, apresentando altas taxas de letalidade.
Através de depoimentos de profissionais da Saúde, levaremos conhecimento e informação de grande relevância para as pessoas”, assegurou.
Todos os vídeos serão exibidos no canal do YouTube “Prefeitura de Capivari”, sempre às 14h.