13/10/2014
Prefeitura forma primeira turma de cuidadores de idosos
Certificados foram entregues pelo prefeito Rodrigo Proença, na tarde da última quarta-feira
CAPIVARI – A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), realizou na tarde da última quarta-feira, 8, a formatura da primeira turma de cuidadores de idosos. A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Rodrigo Proença (PPS) no Posto de Saúde Central, onde ocorreram as aulas.
Iniciado em setembro, o curso foi oferecido gratuitamente a 22 mulheres. Durante 41 horas de atividade, carga horária total do treinamento, as participantes tiveram aulas com 20 profissionais da Secretaria da Saúde, entre eles psicólogo, farmacêutico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. O Corpo de Bombeiros também colaborou, apresentando técnicas de primeiros socorros.
Uma das 22 formandas, Eloina Nogueira, de 48 anos, disse estar grata pela oportunidade de se especializar na função de cuidador de idosos. “Já trabalhei com isso, mas agora me sinto mais preparada. Recebemos muitas informações importantes e esse certificado é nosso maior incentivo. Agradeço ao prefeito pela força”, declara.
Proença parabenizou as formandas e falou da satisfação em contribuir com o aperfeiçoamento profissional da primeira turma. “Para nós é muito importante poder oferecer serviços de qualidade a nossa população. Muitas das participantes podem até não trabalhar como cuidadoras, mas poderão aplicar o que aprenderam para dar suporte a alguém idoso da família, como pai, mãe ou tios”, afirma o prefeito.
Mercado e envelhecimento
De acordo com o diretor de Geração de Emprego e Renda, José Pagliardi, que também participou da formatura, a atividade de cuidador de idosos tem procura crescente no mercado de trabalho. “O Brasil é um país que está envelhecendo”, diz ele, ao lado da secretária da Saúde, Eliane Piai.
Para ela, as ormandas saem na frente em um cenário que tende a ser cada vez mais competitivo. Segundo Eliane, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que daqui a 20 anos o número de idosos no Brasil terá triplicado. “Por isso, a tendência é que o curso de cuidador seja cada vez mais procurado. Teremos idosos cuidando de idosos”, declara.
Em 2015, de acordo com Pagliardi, a Prefeitura de Capivari oferecerá novamente o curso. A previsão é de que uma nova turma seja formada para iniciar o treinamento em março. Informações sobre inscrições poderão ser acompanhadas pela página da prefeitura na internet (www.capivari.sp.gov.br).