Um morador em situação de rua, vindo da Bahia e sem familiares em Capivari, chegou na cidade em busca de emprego. Sem sucesso, o rapaz de 27 anos perdeu todos seus documentos e teve seus pertences roubados.
Em decorrência da situação, precisava muito de ajuda, foi aí que a equipe “Novos Rumos” do CREAS entrou em ação, encaminhando o rapaz até um Albergue Noturno em Piracicaba.
Com ajuda de transporte, o rapaz de 27 anos foi encaminhado até o Albergue. Lá será feito o atendimento e acolhimento provisório, considerando a situação de risco e/ou abandono, rompimento de vínculo familiar e o fato de estar sem condições de sustento próprio.
O acolhimento é personalizado e humanizado, de acordo com as necessidades do migrante. Também haverá dormitório e alimentação durante os dias que ficar alojado.
Atualmente, Capivari possui nove moradores em situação de rua, todos com família e/ou casa própria na cidade.
A decisão de morar embaixo de pontes, praças ou afins é do próprio morador, e a Prefeitura não tem poder (por Lei) para obrigá-los a sair. Contudo, através do CREAS, é feito o trabalho de suporte a este público, com acompanhamento semanal.
A Prefeitura pede a colaboração da população caso veja alguma pessoa em situação de rua, informado o CREAS pelo telefone (19) 3492-5805 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os telefones do Desenvolvimento Social são (19) 3491-9319 e 3491-9320. Para horários fora do expediente do CREAS, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil, pelo número 153.