22/05/2015
Prefeitura destina dia da semana à coleta de materiais recicláveis
Macro projeto denominado ‘Se-pa-re’ passará às quartas-feiras recolhendo materiais recicláveis
RAFARD – A partir do dia 10 de junho, todas as quartas-feiras, o caminhão da Prefeitura não recolherá mais lixo orgânico doméstico, apenas metal, vidro, plástico e papel. Com o objetivo de contribuir para um mundo mais sustentável, o município fará uma alteração em seu planejamento de coleta de lixo e destinará um dia da semana apenas para materiais recicláveis, segundo o poder público.
Trata-se de um macro projeto denominado “Se-pa-re”, solicitado pelo prefeito César Moreira (PMDB) e pelo vice Carlos Roberto Bueno (PPS), e que está sendo traçado pelo Departamento de Meio Ambiente. De acordo com a chefe do setor, Camila Garcia, tudo o que for recolhido às quartas-feiras será destinado a catadores de materiais recicláveis locais.
“Esta iniciativa será a primeira no ramo da coleta seletiva. Aperfeiçoaremos com o tempo. Para isso, faremos uma ampla campanha de conscientização sobre como a população pode colaborar e informaremos por meio de carro de som, rádio, jornal, faixas e materiais educativos nas escolas”, diz. “Contamos com a população como agente multiplicador da importância em contribuir e separar os recicláveis.”
Segundo Bueno, que também é diretor de Meio Ambiente, o projeto beneficiará bastante a cidade. “Além de contribuirmos com a sustentabilidade do planeta, destinaremos menor quantidade ao aterro e o município gastará menos, uma vez que paga por tonelada do que a cidade produz. Esse dinheiro que a cidade economizará será reinvestido em mais melhorias para a população,” explica.
Paralelo a essa iniciativa, as escolas já estão trabalhando com os alunos sobre a importância da coleta seletiva, segundo o vice-prefeito. “Será muito fácil contribuir com o planeta e com a cidade: é só separar o que pode ser reciclado e colocar às quartas-feiras nas ruas. Nos outros dias da semana, a coleta de lixo orgânico acontecerá normalmente.”