A Prefeitura de Rafard decretou Estado de Emergência na manhã desta segunda-feira, 28, por conta da greve dos caminhoneiros que atinge todo país. O decreto nº 16/2018 aponta a “situação anormal, caracterizada como situação de emergência no município, afetado pela falta de combustível decorrente da greve dos caminhoneiros”.
Tendo em vista o desabastecimento de combustível na frota de veículos do governo municipal e demais consequências da greve, medidas urgentes foram tomadas nos principais serviços. De momento, a coleta de lixo segue o cronograma normal. Apesar de não ter realizado a coleta no último sábado, 26, o serviço foi oferecido normalmente nesta segunda-feira, 28. O mesmo deve acontecer na quarta-feira, 30.
Segundo a prefeitura, na área de Saúde, estão mantidos os serviços de urgência, emergência e hemodiálise. Exames, consultas e cirurgias seletivas agendadas foram cancelados. “A Unidade Básica de Saúde já comunicou aos pacientes e irá remarcar todos os atendimentos, logo que a situação for normalizada”, garante o Executivo.
A diretoria de Educação também cancelou as aulas da rede municipal a partir de terça-feira, 28, até sexta-feira, 1º de junho, que seria ponto facultativo após o feriado de 31 de maio. Portanto, o retorno das aulas está previsto para terça-feira, 5 de junho. De acordo com o setor, o cancelamento se deve pela falta de combustível para os ônibus, falta de entregas de mercadorias para a merenda escolar e de gás de cozinha. “Haverá reposição das aulas suspensas em todas as escolas”, explica.
As duas creches do município e a EMEI Benedita Almeida Vendramin permanecem em funcionamento em horário normal até quarta-feira, 30, porém, segundo nota da prefeitura, não haverá ônibus para transporte das crianças.
Capivari
Na cidade vizinha, Capivari, o prefeito Rodrigo Proença, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 28, para dar um parecer sobre a situação das áreas públicas do município por conta da falta de combustível. Para isso, foi montado um plano de Gestão de Crise que será atualizado em tempo real de acordo com os acontecimentos que se sucederem.
Durante a coletiva, Proença pontuou sobre cada setor e ressaltou que as medidas começaram a ser tomadas na última sexta-feira, dia 25. “A nossa principal preocupação é com a população capivariana. Todas as medidas e providências estão sendo tomadas desde o final da semana passada quando assinei o Decreto que libera a Prefeitura para abastecer em qualquer posto do município e cidades vizinhas, não se limitando apenas aos conveniados”, ressaltou.
O prefeito ainda agradeceu a empresa Raízen que está fornecendo etanol desde o sábado, dia 26, para o abastecimento de veículos da Saúde, Educação, Segurança Pública, Saneamento Básico e Desenvolvimento Social, ou seja, para não afetar os serviços essenciais. Além disso, o agradecimento também foi para a empresa Microsal que colocou à disposição 600 litros de diesel, esta quantidade está sendo estudada para ser destinada aos caminhões de coleta de lixo, caso a situação do combustível não se normalize até a quarta-feira, dia 30.
Acompanhe cada um dos pontos abordados na coletiva de imprensa:
Transporte Escolar
A Educação Básica, Infantil, Ensino Fundamental I e II entraram em recesso nesta segunda-feira, dia 28, e segue até a quarta-feira, dia 30. A medida foi tomada em detrimento do transporte urbano da cidade, ou seja, foi cancelado o transporte escolar para que o combustível seja utilizado nos coletivos.
Entretanto, as unidades escolares permanecem abertas. A Secretaria da Educação disponibiliza as equipes gestoras para atendimento de pais, alunos e profissionais que necessitem.
Sendo assim, continuam apenas os atendimentos nas creches durante esta segunda-feira, dia 28, pois os alunos não utilizam o transporte. Hoje ainda será analisada se há necessidade de recesso para esta área e a população será informada.
Transporte Urbano
Com este acordo feito com a Secretaria da Educação, a empresa MM Souza conseguirá manter normalmente o serviço até este sábado, dia 2, disponibilizando todos os horários.
Coleta de Lixo
A coleta de lixo segue normalmente até quarta-feira, dia 30. A partir de quinta-feira, será feita parcialmente, atendendo a área central e contêineres.
Desenvolvimento Urbano
A obra de recape previstas para início nesta segunda-feira, dia 28, foi cancelada. A mesma se trata de um recurso do Governo Federal que contemplará diversas vias do município com o valor de R$ 1 milhão. Também foi cancelada a manutenção das vias no Santa Rita. Ambos os cancelamentos se dão pela falta de combustível. Entretanto, a limpeza para as duas creches que estão em construção ocorre normalmente.
SAAE
O abastecimento de água continua normalmente no município durante toda esta semana.
Saúde
A Santa Casa de Capivari está atendendo somente casos de emergência. As cirurgias eletivas foram canceladas. Já os levantamentos indicam que a Instituição possui insumo suficiente até quarta-feira, dia 30. Os atendimentos estão normalizados em todas as unidades da Saúde do município.
Segurança
A frota disponibilizada pela Secretaria de Segurança Pública está normalizada. As viaturas da Guarda Civil estão funcionando normalmente por conta de parceria estabelecida com a empresa Raízen que está fornecendo Etanol para abastecimento dos veículos.
Jurídico
A Secretaria de Negócios Jurídicos está responsável por normalizar a situação dos servidores. Os funcionários que não conseguirem chegar aos departamentos, vindo de outras cidades ou até mesmo de bairros mais distantes, deverão apresentar uma declaração da empresa de transporte indicando a ausência do mesmo.