A Febre Maculosa voltou a ser notícia nesta semana, quando um surto de casos ocorreu em Campinas. Quatro mortes foram confirmadas nos últimos dias e outros casos suspeitos passam por investigação. De acordo com o Governo de São Paulo, foram confirmados 12 casos da doença até o dia 14 de junho.
A Febre Maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela, espécie que é encontrada principalmente nas regiões de Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Assis. A doença tem um alto grau de letalidade e o período de maior incidência é entre julho e novembro.
Os sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas avermelhadas pelo corpo, vômito e diarreia. Os sintomas surgem de dois a 14 dias após a picada do carrapato infectado e, muitas vezes, o carrapato-estrela não é visto, podendo tornar a picada imperceptível.
Em caso de sintomas, deve-se procurar o pronto atendimento imediatamente para a retirada correta do bicho. Importante relatar ao profissional de saúde (auxiliar enfermagem, enfermeiro ou médico), que foi picado por carrapatos. Esta informação pode facilitar o rápido diagnóstico para a doença, inclusive a utilização de medicação adequada enquanto aguarda-se o resultado do exame.
A doença tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.
As capivaras, animais com alta incidência na cidade, são os principais hospedeiros do carrapato-estrela, tornando Capivari um potencial foco da doença.
De acordo com a Defesa Civil de Capivari, os pontos que podem oferecer risco de contaminação pela doença, são os locais próximos ao Rio Capivari e córregos, como nos bairros Estação, Centro (trecho da rua Tiradentes e próximo ao Cortume), Vila Cardoso (Campo de Futebol e rua São Paulo), próximo à ponte do Santoro (Domingos Pavan e avenida Marlene do Carmo Rossi), áreas próximas do córrego Água Choca (Juventus, Vila Clemente, rua Padre Haroldo), proximidade do Rio Capivari (Padovani, Moreto, Jardim Elisa), Nova Aparecida (próximo ao córrego Lavapés e rua 09 de Julho, nas proximidades do Rio Capivari), Santa Rita de Cássia (trevo), Cancian, além das margens do rio nas áreas rurais. O carrapato-estrela também pode ser encontrado em áreas com acúmulo de folhas secas, mata, gramado e em pastos, principalmente onde vivem cavalos e outros roedores.
A prevenção da febre maculosa para a população pode ser feita da seguinte forma:
– Utilizar calças, camisas de manga comprida e sapatos, especialmente quando é necessário estar em locais com grama alta;
– Usar repelentes de insetos, renovando a cada duas horas ou conforme a necessidade;
– Limpar os arbustos e manter o jardim sem folhas no gramado;
– Verificar todos os dias a presença de carrapatos no corpo ou nos animais domésticos;
– Manter os animais domésticos, como cães e gatos, desinfetados contra pulgas e carrapatos.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (19) 3492-7326 ou na avenida do Carmo, 60, na Vila Cardoso. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30.