11/05/2015
Prefeitura apresenta equipe de agentes para os Jogos Regionais do Idoso
Anúncio dos profissionais foi feito na quinta-feira, 30; grupo contará com seis professores e quatro monitores
RAFARD – A Prefeitura apresentou, na quinta-feira, 30, a equipe de agentes que irá auxiliar o grupo da terceira idade Sempre Jovem nos Jogos Regionais do Idoso (Jori) deste ano. O evento de anúncio dos profissionais foi promovido por meio da Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo. Segundo a diretora Evani Santos, em 2015, a competição será realizada entre os dias 5 e 9 de agosto, em Itapetininga.
Ainda de acordo com Evani, Rafard competirá nas modalidades atletismo, dama, dominó, xadrez, bocha, malha, natação, vôlei, tênis de mesa, tênis de quadra, buraco e dança. Para isso, o grupo terá quatro professoras de coreografia: Ana Ramos, Bia Blotta, Francine Nascimento e Patrícia Siqueira, além do professor de dança de salão (casal) Adevair Almeida Costa e do professor Ronaldo Barbosa, que ficará encarregado dos treinamentos para as demais disputas.
A equipe de agentes também compreende monitores, como: o professor de futsal José Alves, a vereadora Angela Barboza, a diretora de Saúde Ivone Infante e a diretora de Cultura, Esporte e Turismo Evani Santos. Segundo a Prefeitura, a fase de treinamentos já foi iniciada, tendo em vista a aproximação da data das competições.
“Buscamos montar uma boa equipe para prepararmos a terceira idade da melhor forma possível. Professores de Educação Física e agentes de saúde estão aptos a ajudar durante o período de treinos e no decorrer dos jogos”, afirma o prefeito César Moreira (PMDB). “A Prefeitura também ajudará dando auxílio em transporte. Tudo isso é um gesto de respeito e estímulo ao idoso de nossa cidade.”
O Jori é uma ação promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo no interior e na capital paulista. Envolve a população idosa em atividades esportivas, sempre em parceria com as secretarias da Juventude, Esporte e Lazer, da Educação, da Saúde e de Desenvolvimento Social, e com apoio do município anfitrião. Para participar dos jogos, é preciso ter, no mínimo, 60 anos.
De acordo com Evani, entre outros objetivos, o Jori visa promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas, conquistar o respeito das demais gerações, sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa e valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.
“Algumas vezes precisamos dizer não para alguma coisa, porque estamos enfrentando uma das piores crises financeiras e isso reflete na arrecadação do município, mas sempre que possível colaboramos e continuaremos a colaborar com a terceira idade e demais atividades esportivas e culturais, porque acreditamos que essas atividades podem mudar a vida das pessoas”, destaca Moreira.