12/08/2015
Prefeito recebe equipe da Codasp para definir detalhes do Programa Melhor Caminho
Eliza Langame se surpreendeu com a adesão do projeto em Rafard; inscrições para novos alunos estão abertas até dia 28 de agosto
RAFARD | O prefeito César Moreira (PMDB) recebeu em seu gabinete na última terça-feira, 4, membros da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), que serão responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Melhor Caminho em Rafard. A reunião serviu para definir os últimos detalhes – a contrapartida do município –, já que o levantamento e o projeto técnico estão finalizados.
Depois de um pedido feito por Moreira ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o anúncio da revitalização de 5,4 km de estradas rurais em abril, técnicos do órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizaram a medição das estradas. Serão feitas melhorias no sistema de drenagem, adequação e raspagem de solo, terraplanagem, quebra de barrancos, entre outros serviços.
O programa é 100% custeado pelo Estado. A Prefeitura será responsável apenas pelo alojamento e pelas refeições dos funcionários da Codasp durante o período das obras. “Estou muito satisfeito por ter acertado os pontos que faltavam no projeto. Finalmente poderemos dar início às obras e agraciar a população com mais essa benfeitoria”, diz o prefeito César Moreira.
O chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, que fez o levantamento e ajudou na indicação das estradas, também participou da reunião e acompanhou os profissionais durante as visitas e análises técnicas. Dentro deste trabalho foi definido que o trecho beneficiado pelo programada será a estrada municipal RFR-331, que liga os bairros Barreirinho e Matão, próximo ao bairro Tezotto.
“Dentro da política de preservação de recursos, especialmente água e solo, faremos readequações e o alargamento das estradas rurais de Rafard”, explica Jacob. Segundo ele, “a medida garantirá uma redução nos custos dos transportes e na manutenção das próprias vias”.